Saque é usado como isca para induzir o usuário a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes diretamente no celular / Foto: Pixabay

JC Online

Um novo golpe circula no aplicativo WhatsApp e promete a liberação e saque do FGTS como isca para induzir o usuário a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes diretamente no celular. A armadilha foi criada após o anúncio do desbloqueio parcial do fundo de garantia, feito nas últimas semanas.

De acordo a Dfdr Lab, empresa especializada em segurança virtual, em apenas dois dias mais de 100 mil pessoas receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso.

Como funciona

Ao clicar no link recebido, o usuário é direcionado a responder perguntas como “Deseja sacar todo seu FGTS ou parcial?” e “Você sacou algum valor do FGTS nos últimos 3 meses?”. Independente das respostas, o internauta é encaminhado para uma nova página onde é orientado a compartilhar a mensagem para liberar o desbloqueio.

Dicas de segurança

Para evitar cair em golpes, nunca forneça dados pessoais a links enviados pelo WhatsApp e sempre verifique a informação no site oficial da empresa a que a mensagem se refere, principalmente quando se trata de supostas promoções, brindes, descontos ou até vagas de emprego. Não se deve compartilhar links duvidosos para terceiros sem antes saber da sua veracidade. Além disso, órgãos do Governo Federal não se comunicam com seus beneficiários ou servidores através de links via Whatsapp.

print