Destaque

WhatsApp libera reações e envio de arquivos pesados

A tão esperada função “reações”, permite ao usuário responder mensagens sem necessariamente ter de escrever algo

Imagem: Divulgação/WhatsApp

O WhatsApp começou a liberar duas novas funções, anunciadas originalmente em abril: as aguardadas reações e o envio de arquivos de até 2 GB. As novidades começam a ser liberadas gradativamente a partir desta quinta-feira (5) para todos os usuários do app.

Em teste há meses, a função de reações permite que as pessoas usem emojis para responder a certas mensagens em privado ou em grupos. São seis opções de emojis: polegar para cima, coração, chorando de rir, surpresa, tristeza, obrigado

Embora a função de reações já exista no iMessage, Telegram, Twitter, Instagram e Facebook Messenger, o WhatsApp destaca que o uso do emoji de gratidão é novidade.

“Na Indonésia e no Japão, este emoji é usado para expressar agradecimentos ou pedir ‘por favor’, mas em outras culturas é mais associado a orar ou fazer um high-five. Em geral, o uso desse emoji pelos brasileiros é mais que o dobro da média”, diz o WhatsApp, citando como fonte estudos da psicóloga norte-americana Lara Jones.

O WhatsApp alerta que você só pode adicionar uma reação por mensagem. Você pode trocar a reação quando quiser, seguindo os mesmos passos acima. Também é possível remover a reações tocando no emoji que fica registrado abaixo da mensagem.

Quando você reage a uma mensagem temporária, as reações somem junto com a mensagem. Além disso, mesmo em mensagens de grupo, somente a pessoa que enviou a mensagem recebe uma notificação quando alguém reage a ela.

Maior limite de arquivos e grupos

Outra novidade que começa a chegar hoje ao WhatsApp é a expansão do limite de tamanho para envio de arquivos, que passa a ser 2 GB (gigabtyes).

A empresa disse em abril que fez a alteração como uma forma de facilitar a vida de quem utiliza o app para colaborar, seja em projetos profissionais ou da escola. Até hoje, o limite era de 100 MB (megabytes).

Além disso, o WhatsApp começa a liberar nesta quinta um aumento no limite de participantes de grupos: agora, é possível ter 512 pessoas num só grupo. A mudança, porém, ainda não vale para os brasileiros, que só terão o recurso após as eleições.

“Conforme já informado, com base exclusivamente em nossa estratégia de longo prazo para o Brasil, esta última funcionalidade só será implementada após ser testada em outros mercados, de acordo com o calendário já divulgado para as Comunidades no WhatsApp”, disse a empresa em nota.

Por Uol Notícias

Da redação

NOSSOS CONTATOS