Categorias: DestaqueEducação

Vídeo de médico expõe mentiras e calúnias; ‘Revalida’ não acabou e será em novembro

Diferente do que disse o profissional, o Inep marcou a 2ª etapa do Revalida 2017 para novembro próximo

Foto: Reprodução de vídeo

Não passa de “fake news” (notícia falsa) o vídeo que circula nas redes sociais desde o último dia 25 de julho, no qual o médico formado em Bolívia e morador de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco, Leonel Pimenteira, faz graves e caluniosas acusações contra o Ministério da Educação (MEC) sobre a realização do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, o chamado “Revalida”. A prova é aplicada anualmente sempre em duas etapas.

No vídeo, Leonel diz que o Revalida, criado em 2011, teria deixado de ser aplicado desde 2016. Além disso, o médico belo-jardinense ainda diz que o MEC teria deixado de aplicar o Revalida, sem dar justificativas e alegando estar impossibilitado por questões técnicas.

Todavia, as afirmações feitas pelo profissional, segundo o portal BJ1 apurou, são falsas. Segundo publicações dos portais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do MEC, feitas, respectivamente, em 14 de outubro de 2016 (clique aqui e veja) e em 22 de dezembro do mesmo ano (clique e veja aqui) com os resultados do Revalida 2016, comprovam que o exame não deixou de ser feito a partir de 2016 como acusa o médico no vídeo.

Em relação ao Revalida 2017, a ser aplicado em 2018, o Inep, autarquia ligada ao MEC e responsável pelo exame, havia informado, ainda em abril deste ano, que a segunda etapa da prova só seria marcado após a finalização da primeira, isso porque candidatos que tinham tido a inscrição da primeira etapa indeferidas haviam entrado na Justiça e, com isso, houve atraso na divulgação do resultado da primeira etapa.

Como para cada etapa do Revalida são necessários processos licitatórios separados, o processo para a segunda etapa somente poderia ocorrer após o encerramento da primeira. No entanto, o Inep já tinha adiantado que a segunda etapa do exame seria realizado no segundo semestre deste ano. O caso havia sido explicado pelo Inep em abril último, como mostra a reportagem publicada pelo portal de notícias G1, no dia 5 de abril deste ano (clique e veja aqui).

E nessa segunda-feira (30), o Inep divulgou as datas da segunda etapa do Revalida 2017, que vai ocorrer nos dias 17 e 18 de novembro próximo. A informação foi publicada na página do MEC (clique e veja aqui) e também na imprensa em geral, a exemplo do portal G1 (clique e veja aqui).

Fake news e crime

A propagação da chamada fake news bode acarretar em prejuízos para quem tem esse tipo de prática. Em geral, a divulgação de boato em redes sociais pode caracterizar crime quando contiver informações caluniosas, difamatórias ou injuriosas contra alguém, com consequências que podem ser graves a depender de cada uma das hipóteses, definidas nos artigos 138 a 140 do Código Penal.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS