Categorias: Belo Jardim

Vereadores não seguem orientação do TCE e aprovam contas de João Mendonça

Por 8 votos a 4, a Câmara de Vereadores de Belo Jardim rejeitou o parecer do Tribunal de Contas do Estado e aprovou as contas de 2008 do

foto: Manu Campelo/BJ1

foto: Manu Campelo/BJ1

foto: Manu Campelo/BJ1

foto: Manu Campelo/BJ1

foto: Manu Campelo/BJ1

foto: Manu Campelo/BJ1

foto: Manu Campelo/BJ1

prefeito João Mendonça Jatobá. O parecer do TCE rejeitou as contas por unanimidade e destacou entre as irregularidades encontradas, a não contabilização de mais de R$3 milhões do INSS e Belo Jardim Prev; o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e Improbidade Administrativa.

A população aguardava a votação e muitas pessoas chegaram cedo a câmara para acompanhar a reunião, já que circulava nas ruas um boato de que funcionário da prefeitura teriam sido obrigados a ocupar todo o plenário antes da chegada da população. Na pressa para entrar na casa legislativa, a porta de vidro da entrada do prédio foi quebrada e duas pessoas ficaram levemente feridas. Mesmo com apressão do povo, que a cada voto a favor de João Mendonça entoava palavras de ordem como ” queremos justiça!”, os vereadores mantiveram o voto.

Os vereadores Jairzinho(PMDB), Gilvandro Estrela(PV), Euno Filho(DEM) e Tio do Pastel(PSC) chegaram, em algum momento, a se desentender com a população. Jairzinho pediu por mais de uma vez que o plenário fosse esvaziado, Gilvandro ameaçou deixar a casa, Euno Filho respondeu ao pedido de justiça com: “aqui não é o poder judiciário, não” e Tio do Pastel ao final da votação incitou o povo que já estava nervoso ao gritar: “Dá-lhe João!”

Como já era esperado os oito vereadores ligados ao prefeito votaram pela não orientação do TCE. Tal ato, antes comum, hoje pode ser considerado Voto Político e tais vereadores podem vir a ter problemas com o Tribunal de Contas. em entrevista na tarde de ontem a Rádio JCNews a presidente do Tribunal de Contas Tereza Dueire falou sobre o ato que, graças a uma parceria com o Ministério público tem sido investigado. “Nós temos os melhores técnicos do Brasil, analisamos, estudamos, gastamos, damos o parecer técnico mostrando a irregularidade, onde foi, dado por dado, tudinho, aí o cara(vereador) nem olha e de costas, porque é aliado do prefeito vota contra o tribunal”, descreveu.

Hoje para evitar o voto político é necessário que o vereador justifique seu voto em cima do que foi analisado pelo Tribunal ou a conduta pode ser vista como equivocada pelo TCE e MP

Confira os votos do vereadores:

Gilvandro Estrela (PV) – Não seguiu a orientação do TCE

Claudemir(PMDB) – Não seguiu a orientação do TCE

Dapaz(DEM) – Não seguiu a orientação do TCE

Jairzinho(PMDB) – Não seguiu a orientação do TCE

Tenente(PTB) – Sim, seguiu a orientação do TCE

Patrícia(DEM) – Não seguiu a orientação do TCE

Wando de Ginaldo(PSD) -Não seguiu a orientação do TCE

Rafael Lopes(PT) – Sim, seguiu a orientação do TCE

DR.Silvano(PTB) – Sim, seguiu a orientação do TCE

Euno Filho(DEM) – Não seguiu a orientação do TCE

Nem Cabeludo(PSC) – Sim, seguiu a orientação do TCE

Tio do Pastel(PSC) – Não seguiu a orientação do TCE

admin

NOSSOS CONTATOS