Agreste

Veja vereadores eleitos em eleição suplementar em Tacaimbó

Eleição aconteceu neste domingo (3) em razão da cassação da chapa proporcional do PSB e do PT por fraude à cota de gênero

Foto: Ascom/PMBJ

Se encerrou na noite deste domingo (3), a eleição para vereadores da cidade de Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco. Desta forma, nove dos 26 candidatos foram eleitos para assumir o Legislativo.
Com isso, foram eleitos: Marquinho de Arlindo (União), Lia Braúna (União), Clarice de Ramos da Igrejinha (PT), Nazaré de Cláudio do Raio X (União), Murilo da Farmácia (PT), Nadilson Nunes (PT), Vado Veneno (PSB), Mardones Quaresma (PT) e Junior de Josilda (União).
Dos 10.414 eleitores aptos a votar na cidade, 7.834 compareceram para votar, sendo 7.156 votos válidos, 350 nulos e 328 votos em branco. Dos candidatos, Marquinho de Arlindo foi o que recebeu mais votos, sendo 882 votos, seguido por Lia Braúna, com 857.
Tacaimbó faz parte da 44ª Zona Eleitoral, contando com 25 seções e sete locais de votação.
O novo pleito foi marcado em razão da cassação da chapa proporcional do PSB e do PT por fraude à cota de gênero, em julgamento ocorrido em novembro de 2022. Cinco dos nove representantes eleitos para a Câmara Municipal tiveram seus mandatos cassados, o que resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos, levando à realização de uma eleição suplementar onde todas as nove cadeiras da Câmara estão em disputa.
Perderam os mandatos, pelo PSB, Edvaldo José de Macedo e Fagno José de França; e pelo PT Mardones dos Santos Quaresma, Givanildo João da Silva e Nadilson Nunes da Silva. Os vereadores e vereadoras eleitos neste pleito suplementar cumprirão o restante da atual legislatura.
Ainda não há informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) se houve registro de urnas quebradas ou danificadas, ou de confusões na hora da votação.
Por Diário de Pernambuco
Da redação

NOSSOS CONTATOS