Categorias: DestaqueUFRPE em BJ

UFRPE recebe oficialmente terreno para construção de campus universitário em BJ

Solenidade de cessão do terreno ocorreu nesta sexta-feira (29)

Fotos: Cézar Salis/Divulgação

Em clima de alegria e expectativa, centenas de pessoas de Belo Jardim e região prestigiaram o evento que formalizou a Cessão do terreno para construção da Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O ato solene ocorreu no fim da manhã desta sexta-feira (29), no auditório do Hotel Lacazzona, em Belo Jardim, Agreste do Estado. 

Estiveram presentes no evento, além da secretária de educação profissional e tecnológica do MEC, Eline Nascimento, o ex-ministro da Educação e deputado federal, Mendonça Filho, o diretor de ensino do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) campus Belo Jardim, professor Marcos Germano, além de estudantes, professores, engenheiros, gestores, e outros profissionais da Baterias Moura, empresa cuja matriz fica situada no município. Também participaram do ato solene os prefeitos: Jadiel Braga (São Caetano), Débora Almeida (São Bento do Una), Rossine Blesmany (Lajedo), Sandro Arandas (Ibirajuba), e ainda a ex-prefeita Cleide Oliveira (Pesqueira). 

O ex-ministro Mendonça Filho, cuja gestão enquanto ministro foi a responsável pela autorização do campus da UFRPE para Belo Jardim, ressaltou a importância da doação do terreno do IFPE para a UABJ e o quanto a universidade irá alavancar o município. 

“Esse ato, hoje, representa muito, mais um passo na condução desse projeto, desse sonho que realizei de trazer para Belo Jardim um campus universitário. É muito triste ver um filho da terra, um filho da região ter que sair muitas vezes para Campina Grande (PB), Recife ou até para o Sul do Brasil. Em breve, os jovens daqui e de toda a região não precisarão mais se deslocar pra longe para estudar, pois terão a oportunidade de aqui estudar e depois conseguir um bom emprego com uma boa formação. O terreno agora está de posse da UFRPE, que finalizando os projetos necessários irá viabilizar os recursos para a construção de toda a infraestrutura do campus Belo Jardim. E mesmo antes disso, em instalações provisórias, estaremos já com a unidade acadêmica funcionando com plena estrutura e dando início as primeiras turmas”, afirmou Mendonça. 

A partir desse ato de cessão, que significa a doação de uma parte do terreno para instalação própria do campus de Belo Jardim, os próximos passos serão a aprovação dos projetos de construção e em seguida a liberação de recursos para o início das obras.

Para o diretor de ensino do IFPE, a vinda da universidade e a sua instalação em terreno cedido pelo instituto representa um horizonte de parcerias entre as duas instituições. “Além de muito importante para fortalecer a educação de Belo Jardim e da região, a vinda da UFRPE será de grande valor para o IFPE, com com certeza terá a universidade como uma parceira em diversos projetos”, pontuou o professor Marcos Germano.

Abertura do concurso para professores

Segundo a reitoria da universidade, um novo concurso irá ofertar 26 vagas para docentes de várias áreas. O edital deve ser lançado ainda na primeira quinzena de julho. Ainda segundo a instituição, até o fim do próximo ano outros concursos deverão ser realizados para contratação de mais professores e servidores técnicos. No concurso já realizado este ano, 15 servidores técnicos foram aprovados.

Foto: Reprodução

Abertura do chamamento para instalação do compus provisório

O local onde será instalada a unidade provisória da UFRPE fica localizado às margens da PE-166. No espaço haverá salas de aula, diretoria, refeitório, laboratórios, biblioteca e sala dos professores. A previsão é que o espaço esteja pronto até o começo do ano que vem. As aulas na UABJ devem iniciar em fevereiro de 2019.

Vestibular para estudantes

O primeiro vestibular para a UFRPE campus Belo Jardim será realizado conforme o regimento da instituição, que seleciona os alunos por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 4 e 11 de novembro deste ano, e depois pela etapa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão ofertadas vagas para os quatro cursos de graduações em engenharia – química, de controle e automação, computação e hídrica.

Construção de campus

A instalação da sede própria da universidade no município será em terreno doado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Belo Jardim, com área aproximada de 8 hectares, às margens da BR-232.

O projeto da unidade prevê um prédio de quatro pavimentos para docentes; prédio de dois pavimentos para a sede administrativa; biblioteca; restaurante universitário; dois prédios de salas de aula com três pavimentos cada; prédio de laboratórios; galpão de almoxarifado; galpão de oficina e garagem; galpão para setor de manutenção; central de tratamento de esgoto; reservatório de reuso de água; auditório para 450 lugares; área de serviços com xerox e cantina; central de descarte de resíduos; duas casas de estudantes; casa da guarda; quadra poliesportiva e piscina semiolímpica.

A instalação da UFRPE irá beneficiar diversas cidades em torno de Belo Jardim com uma população estimada em 1 milhão de habitantes que engloba os municípios de Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Agrestina, Altinho, São Caetano, Tacaimbó, Pesqueira, Poção, Venturosa, Alagoinha, Sanharó, São Bento do Una, Lajedo, Capoeiras, Bom Conselho, Garanhuns e Arcoverde.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS