Categorias: DestaqueUFRPE em BJ

UFRPE deverá favorecer o desenvolvimento do comércio de Belo Jardim

A Universidade será lançada oficialmente no município pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, no próximo dia 5 de março

A interiorização de universidades públicas tem transformado a realidade socioeconômica de muitos municípios Brasil afora e, em breve, também deverá ocasionar o mesmo em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, com a chegada do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que será lançada oficialmente no município pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, no próximo dia 5 de março.

Como uma universidade transformou uma cidade

Laguna (SC) praticamente se transformou em outra cidade depois que foi instalado lá o campus da Udesc (Foto: Reprodução | Blog Cidades em Fotos)

Só para se ter uma ideia de um exemplo vivo do impacto na economia de um município que causa a chegada de uma universidade, em Laguna, município no litoral catarinense distante 118 quilômetros da capital do Estado, Florianópolis, a chegada em 2006 da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) fez com que a economia do município – que antes só tinha grande fluxo nos períodos de alta temporada devido a praia – passasse a ter bom desempenho o ano todo.

Depois da abertura da universidade em Laguna, grande parte dos estudantes passou a procurar a Praia do Mar Grosso para morar. Há seis anos, muitos estabelecimentos comerciais funcionavam somente no verão e a movimentação era fraca na baixa temporada.

O que se vê atualmente é outra realidade. O fluxo de pessoas e moradores cresceu na baixa temporada. O comércio local está aberto o ano inteiro, inclusive nos finais de semana, em horários diferenciados, das 10h às 20h. As principais pizzarias e restaurantes da cidade ficam neste balneário. Os bares e casas noturnas também.

Os apartamentos, que antes estavam fechados, agora abrigam grupos de estudantes. Hotéis e pousadas também fazem pacotes para mensalistas. A praia recebeu novos mercados, lojas de produtos e serviços, academias, salões de beleza, casa lotérica, entre outros estabelecimentos.

O setor imobiliário passou a trabalhar com uma nova fatia de mercado. Os imóveis que antes ficavam ‘fechados’ durante o ano, agora são disponibilizados aos estudantes, através de contratos por ano letivo. “Os estudantes saem no verão, durante as férias estudantis, e retornam após o carnaval”, comenta a corretora Joseane Leite, da Imobiliária Lagunense.

Em Belo Jardim, com certeza não será diferente…

(Foto: Wikimedia Commons)

Empresários belo-jardinenses já comemoram e demonstram confiança no impacto positivo que a UFRPE campus Belo Jardim deverá causar no comércio local.

Presidente da rede Farmácias Cavalcante, o empresário Antônio Cavalcante faz uma avaliação matemática bastante favorável para o mercado local com a vinda da UFRPE. “Eu comparo a chegada de uma universidade pública a um município como a chegada de uma indústria, pois cada estudante que sai da sua cidade de origem para estudar e morar em outra, em média, ao menos um salário mínimo (R$ 957), então imagine, por exemplo, uns 400 alunos trazendo essa quantia para gastar mensalmente no comércio de Belo Jardim? Será uma injeção financeira e tanto!”, projeta.

Empresário do ramo imobiliário belo-jardinense, João Celson vê a chegada da instituição pública de ensino superior a Belo Jardim como uma grande oportunidade para a comercialização de casas e/ou apartamentos. “Uma universidade numa cidade ela traz consigo diversos pontos positivos, e no setor imobiliário seria excelente, pois os resultados já devem vir mesmo antes dela se instalar, tendo em vista que há o processo de instalação e só isso já gera demanda por aluguel de imóveis. Portanto será um grande avanço para Belo Jardim”, afirma.

A UFRPE campus Belo Jardim

(Foto: Divulgação)

Inicialmente serão ofertados na Unidade Acadêmica de Belo Jardim da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UNABJ), os cursos de engenharias química, de controle e automação industrial, da computação e hídrica, contando com cerca de 1.600 estudantes.

Os cursos terão duas entradas anuais com 40 vagas por semestre letivo, resultando em 80 vagas anuais por Curso. A carga horária dos cursos de engenharia deverá ser de 3.915, distribuídas em 5 anos, ou seja, 10 períodos.

Campus de BJ da UFRPE terá sua sede construída às margens da BR-232 (Foto: André Luiz Melo | BJ1)

A ideia é que até a conclusão do novo prédio, que vai funcionar em terreno cedido pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), às margens da BR-232, a UNABJ funcione em instalações provisórias.

A definição de implantação do novo campus da UFRPE é uma das marcas da programação do centenário da instituição, com a implantação do Polo de engenharia e Inovação tecnológica.

admin

NOSSOS CONTATOS