Belo Jardim

UABJ realiza seminário para comemorar Dia Mundial da Água em Belo Jardim

Evento discute alternativas sustentáveis para captação, reuso e armazenamento de água; veja programação

Imagem: Divulgação/Sascra

Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado no próximo dia 22 de março, a Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UABJ/UFRPE), o IFPE, Consul Bitury e a AEB/FBJ, promovem o I Seminário de Alternativas Sustentáveis para Captação, Reuso e Armazenamento de Água (Sascra), em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco.

O evento conta com apresentações culturais, palestras, exposições, mesas redondas, trilha ecológica e a participação do reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, do deputado federal Mendonça Filho, autoridades do município e da comunidade universitária.

“O seminário é um projeto de extensão da UABJ e cumpre um papel importante na preservação hídrica do município, além de integrar os cursos de engenharias ofertados pela unidade”, pontua Leonardo Bacílio, estudante do 5° período de Engenharia Química na UABJ e integrante do Sascra.

Pessoas interessadas em participar do Seminário devem se inscrever entre os dias 15 a 20 de março, através do link: https://www.even3.com.br/i-seminario-de-extensao-alternativas-sustentaveis-para-captacao-reuso-e-armazenamento-de-agua-319986/.

Programação:

No dia 21 de março o seminário acontece na Câmara de Vereadores de Belo Jardim, das 14h às 18h, com duas palestras sobre Sustentabilidade Hídrica e o Novo Marco Legal do Saneamento e sua Sustentabilidade, ministradas por João Raphael e Abelardo Montenegro – gerente regional da Compesa e professor -, na ordem. O evento deve contar com a presença de autoridades e representantes da UFRPE.

No Dia Mundial da Água, 22 de março, o evento acontece na Autarquia Educacional de Belo Jardim (AEB/FBJ), das 13h30 às 16h40, com três salas expositivas: Energias Renováveis e Gestão de Recursos Hídricos, Engenharia de Software aplicada à Gestão de Cidades Inteligentes e Instrumentação para o monitoramento de recursos hídricos; e uma sala de mesa redonda para debater os temas: “A cegueira botânica e os impactos ambientais ocasionados pela remoção da vegetação”, “Florestas inteligentes: usando a tecnologia para auxiliar no gerenciamento de recursos naturais” e “Água e o papel do engenheiro”.

Encerrando o seminário, uma trilha ecológica está marcada para o dia 23 de março, com saída da AEB/FBJ, às 14h, com destino a Mata da Rita, na zona rural do município.

Da redação

NOSSOS CONTATOS