Belo Jardim

UABJ inicia aulas presenciais em Belo Jardim

Serviço de transporte gratuito é oferecido a estudantes universitários do município

Foto: Cortesia

Após dois anos atuando com ensino remoto, devido à pandemia da Covid-19, a Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UABJ/UFRPE), iniciou as aulas presenciais nessa segunda-feira (14), em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. Até o próximo mês de junho, aproximadamente 468 estudantes universitários matriculados nos quatro cursos de Engenharia – Computação, Hídrica, Controle e Automação e Química, disponíveis na grade de ensino unidade.

A UABJ é a primeira Universidade Pública instalada em Belo Jardim, através dos esforços e trabalho do Ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, consolidando o município como polo educacional do Agreste.

“Estamos todos muito contentes com esse retorno presencial e iremos buscar sempre oferecer aos nossos estudantes um ensino público gratuito de qualidade”, comemorou Luciano Galvão, diretor da UABJ.

Para o retorno presencial, os estudantes universitários devem obedecer aos protocolos de biossegurança estabelecidos pela UFRPE. Entre as principais medidas estão o uso obrigatório de máscaras e a apresentação do passaporte vacinal de ciclo completo. As medidas também são válidas para professores e funcionários administrativos.

“Apesar de termos realizados um pequeno conjunto de atividades presenciais no fim do ano passado para que os estudantes conhecessem a UABJ e realizassem algumas atividades práticas relacionadas ao seu curso, a alegria observada nos dias do evento não se compara à essa observada no primeiro dia de retorno parcial às aulas”, registrou o professor Eduardo de Castro à reportagem do Portal BJ1 Notícias. O docente leciona em todos os cursos de engenharia da UABJ.

Outras atividades acadêmicas como orientações e defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), estágios supervisionados, práticas de vivência interdisciplinares, aulas de campo e ações de projetos de ensino, pesquisa e extensão estão liberadas de forma presencial.

Transporte gratuito

A UABJ disponibiliza um ônibus para realizar o transporte gratuito de alunos ao Campus. O serviço está disponível de segunda a quinta-feira, nos dois períodos, com 14 paradas, passando pelos bairros da Cohab I, Santo Antônio, Bom Conselho, Centro, Edson Mororó Moura, São Pedro, Maria Cristina e Boa Vista. De acordo com a UABJ, na sexta, o ônibus passa manutenção e limpeza. A rota completa e pontos de parada podem ser conferidas no Instagram oficial da UABJ, no link.

Novidade – Na próxima semana, a UABJ receberá uma Van 0KM para reforçar a frota veicular da unidade. O transporte será usado para transportar alunos para aulas práticas, de acordo com o diretor Luciano Galvão. A Van foi adquirida com recursos da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão da UFRPE (Progesti). Uma solenidade de entrega do equipamento deve acontecer na unidade com a presença dos docentes, diretores, autoridades do município, do reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro, e do ex-ministro da Educação, Mendonça Filho.

Da redação

NOSSOS CONTATOS