UABJ conquista conceito “4” em avaliação dos Cursos de Engenharia pelo MEC; nota máxima é 5
A Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), localizada em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, comemorou a conquista do conceito “4” na avaliação dos cursos de Engenharia pelo Ministério da Educação (MEC). Os cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Computação e Engenharia Química foram avaliados com nota 4, enquanto o curso de Engenharia Hídrica recebeu conceito 3. A nota máxima na avaliação é 5.
alunos e 24 professores efetivos, além de 7 substitutos, comemorou o resultado. A avaliação positiva reflete a qualidade da infraestrutura, o comprometimento do corpo docente e o bom desempenho dos alunos, além do projeto pedagógico bem estruturado e da disponibilidade de materiais e equipamentos nos laboratórios.
Parcerias da UABJ com instituições como a Baterias Moura, a Prefeitura de Belo Jardim e a Fundação Bitury, além da participação em eventos como o Jardim Digital, foram destaques apontados pelos avaliadores.
Um marco para a educação superior no Agreste
Criada em 2018 por autorização do então Ministro da Educação, Mendonça Filho, a UABJ foi a primeira universidade pública de Belo Jardim. “Com o desempenho alcançado, quase no conceito máximo, estamos evoluindo e, em breve, teremos todos os cursos com nota cinco. Isso atrairá mais estudantes, especialmente do Agreste e de Belo Jardim, tornando a UABJ uma referência em áreas de alta tecnologia”, afirmou Mendonça Filho.
O diretor da UABJ, Eduardo Castro, também comemorou o resultado. “A conquista do conceito ‘4’ reforça o compromisso da UABJ com a qualidade do ensino, tornando-se referência em educação superior na região do Agreste pernambucano.”
Eduardo ainda informou que a instituição entrará com recurso para a reavaliação do curso de Engenharia Hídrica. “Consideramos que algumas notas destoam do que acreditamos ser adequado, e algumas documentações não foram consultadas durante a avaliação”, explicou.