Trump revoga cidadania automática para filhos de estrangeiros nos EUA

Trump assinou ordens executivas logo após tomar posse. — Foto: Reuters via BBC
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que encerra a concessão automática de cidadania a filhos de estrangeiros nascidos no país. A medida entrará em vigor em 20 de fevereiro e afeta o chamado “turismo de nascimento”, prática comum entre brasileiros que viajam para garantir dupla nacionalidade aos filhos.
A arquiteta brasileira Lavínia Naue, que pretende dar à luz na Flórida, expressou preocupação, mas acredita que a decisão possa ser revertida na Justiça. A gaúcha viajou de Santa Catarina até a Flórida por um objetivo: voltar ao Brasil com um passaporte americano para a sua bebê.
“A gente gosta de morar no Brasil, mas queremos garantir que ela tenha dupla cidadania, para poder estudar nos EUA, ter mais portas abertas para ela e os filhos dela no futuro”, diz.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/z/H/aABr4nSKywwD7EkWf9Sw/bbc-gravida.webp)
Lavínia e o marido estão na Flórida esperando a chegada e Lívia. — Foto: Acervo pessoal via BBC
Especialistas afirmam que a medida pode enfrentar desafios legais, pois o direito à cidadania por nascimento está garantido na 14ª Emenda da Constituição dos EUA.
Por G1/Editado