Três suspeitos de armazenar e compartilhar imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes são presos em duas operações
Três suspeitos de armazenar e compartilhar imagens de abusos sexuais de crianças e adolescentes foram presos em duas operações deflagradas no Grande Recife, na quarta-feira (25), sendo uma da Polícia Federal (PF) e outra da Polícia Civil. Entre os alvos, estava um homem de 22 anos que foi preso em flagrante após ser pego com o material.
Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão na Operação Safe Children (que significa “criança segura”, em inglês), da Polícia Civil, e três de busca e apreensão na Operação Terabyte, da PF. As duas operações foram realizadas para identificar e prender criminosos que agem na internet com intuito de disseminar imagens de abuso infantojuvenil.
Na operação da PF, os mandados foram cumpridos no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, e nas cidades de Igarassu e Camaragibe, na Região Metropolitana. Durante as buscas em Camaragibe, um repositor de estoque de supermercados de 22 anos foi preso com imagens e vídeos de abuso infantil.
Os policiais federais também apreenderam celulares, dispositivos eletrônicos, computadores e mídias de armazenamento que vão passar por perícia técnica para localização e identificação de arquivos que evidenciem os crimes investigados.
Com relação à Operação Safe Children, os mandados foram cumpridos no Recife e em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e duas pessoas foram presas em flagrante. Informações sobre as prisões serão divulgadas em uma coletiva de imprensa no Recife no fim da manhã desta quinta-feira (26).
Operação prendeu 60 suspeitos no país
No âmbito nacional, a Operação Terabyte cumpriu 144 mandados de busca e apreensão e prendeu 60 pessoas em 24 unidades federativas na quarta-feira (25). Um dos presos foi um sargento da Força Aérea Brasileira (FAB), com quem os policiais encontraram 5 mil arquivos com imagens de abuso e exploração sexual de menores.
Além do cumprimento dos mandados, também foi feito o resgate de uma vítima, de idade não informada, em Santa Catarina. Durante a investigação, a Polícia Federal contou com o apoio da Agência de Investigação Interna da Embaixada dos Estados Unidos.
Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, foram cumpridos 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais que estavam pendentes, de acordo com a PF.
Por G1PE