Destaque

TJPE volta a exigir uso de máscara em prédios e fóruns devido à alta de casos de Covid

Entre outubro e novembro, o número de afastamentos foi de 28 para 301, segundo tribunal. Utilização obrigatória em espaços da Justiça entra em vigor na quinta-feira (1º).

Máscara volta a ser exigida para entrar em prédios da Justiça estadual — Foto: Iryá Rodrigues/g1

O uso de máscara contra Covid-19 volta a ser obrigatório para entrada em fóruns e prédios do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) a partir da quinta-feira (1º). A decisão foi tomada devido à alta de casos da doença no estado e entre servidores e magistrados registrada em novembro, informou a Justiça estadual nesta terça-feira (29).

As universidades de Pernambuco (UPE), Católica de Pernambuco (Unicap), Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também voltaram a exigir a proteção facial em ambiente fechados. O governo estadual exige a utilização apenas em unidades e serviços de saúde.

O TJPE informou em nota que, entre outubro e novembro, o número de afastamentos por Covid foi de 28 para 301. Isso inclui todos os servidores do poder judiciário estadual que adoeceram e precisaram ficar afastados para não contaminar colegas no ambiente de trabalho.

Dos 132 exames realizados exclusivamente pelo tribunal em novembro, 64% apresentaram resultado positivo. Em outubro, o TJPE tinha realizado quatro exames.

Além da utilização de máscara, o tribunal reforçou que devem ser seguidas as demais medidas de prevenção sanitária, a exemplo do uso do álcool em gel a 70% e distanciamento social.

A medida foi tomada de forma conjunta pela Presidência do TJPE e da Corregedoria Geral da Justiça, que apontaram também que houve um aumento de casos positivos no estado e que houve a confirmação da circulação de subvariantes da Ômicron.

As máscaras seguem obrigatórias até o fim do recesso forense, em janeiro de 2023, quando o tribunal deve reavaliar se suspende ou não a decisão.

Por G1PE

Da redação

NOSSOS CONTATOS