Teto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte do Recife, desaba e deixa mortos
A estrutura do teto do Santuário da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro do Morro da Conceição, Zona Norte da capital, caiu durante a tarde desta sexta-feira (30). O desabamento deixou mortos e feridos.
Conforme confirmado pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), os fíés atingidos pelo colapso participavam de uma ação solidária de entrega de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Vítimas
A primeira informação sobre o número de mortes partiu do prefeito do Recife, João Campos, que confirmou dois óbitos em decorrência do desabamento do teto do Santuário da Igreja do Morro de Nossa Senhora da Conceição. A informação foi divulgada por meio das redes sociais.
Momentos depois, a SDS-PE confirmou a morte das duas pessoas previamente citadas pelo prefeito.
De acordo com as informações divulgadas pelo órgão, as duas vítimas fatais foram identificadas como um homem de 54 anos e uma mulher de 68. Ainda segundo a SDS-PE, outras 22 pessoas foram socorridas para unidades hospitalares.
Em nota, o Samu informou que foi acionado às 13h43 e realizou o envio de duas unidades de suporte avançado, oito unidades de suporte básico, um veículo de intervenção rápida, seis motolâncias e um helicóptero. As unidades de atendimento realizaram o socorro às vítimas, que foram assistidas e apresentaram quadros estáveis.
Quadro estável
Também por meio de nota, o Hospital da Restauração (HR) informou que recebeu nove pessoas, sendo oito adultos e uma criança, com idades entre 4 e 68 anos.
A unidade de saúde informou que os pacientes apresentaram quadro de politrauma e chegaram ao hospital conscientes, com estado geral de saúde estável.
Retirada das vítimas
De acordo com o coronel do Corpo de Bombeiros, Francisco de Assis, todas as vítimas com vida já foram retiradas do santuário.
Agora, o efetivo deverá fazer uma checagem entre os escombros para garantir que não existem mais corpos presos entre as ferragens.
“Vamos abrir as vigas que ficaram entre os bancos para certificar que não houve nenhuma vítima fatal”, informou o coronel.
Autoridades
Em nota, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, informou que cumpre agenda administrativa no Sertão do Estado e acionou equipes de segurança para resgate e atendimento às vítimas no momento da tragédia.
“Acabo de saber sobre o desabamento de parte do teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife, espaço de fé tão importante para nossa gente. Estou no Sertão, para agenda administrativa, mas já acionamos nossas equipes de segurança para resgate e atendimento imediato às vítimas. Que Deus e Nossa Senhora da Conceição console a todos”, escreveu a governadora.
Por volta das 14h34, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, foi uma das primeiras a se manifestar, por meio das redes sociais, para informar o envio de equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Ela também foi até o local, conforme anunciou.
Recife decreta luto oficial
A cidade do Recife decretou luto oficial de três dias em razão da tragédia no Morro da Conceição. O comunicado foi feito por meio de nota da Prefeitura do Recife.
Veja na íntegra:
A Prefeitura do Recife decretou luto oficial de três dias, a contar da data de hoje (30), em razão da tragédia do desabamento do telhado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição. O trágico episódio aconteceu na tarde desta sexta-feira (30) que levou pelo menos duas pessoas a óbito e outros mais de 20 feridos.
Minutos após a tragédia, o Centro de Operações do Recife (COP) direcionou equipes da Defesa Civil, CTTU, SAMU e Secretaria de Governo (Segov) ao local para atender a ocorrência na Igreja do Morro da Conceição.
Efetivos
Além dos veículos operacionais enviados pelo Samu, a SDS-PE divulgou também o envio de diversos efetivos de segurança para atuação no local.
Veja nota:
“A Polícia Militar, primeira operativa a chegar ao local, por contar com uma base do projeto Kobam ao lado da igreja, fez os primeiros atendimentos, isolou o local e acionou o Corpo de Bombeiros. A Corporação empregou 40 policiais militares e 15 viaturas.
O Corpo de Bombeiros atuou com 35 homens da Corporação, 2 cães e deslocou para a ocorrência 16 viaturas sendo: 4 ambulâncias
3 viaturas de Salvamento (incluindo a viatura com cães), 4 motos de resgate, 3 viaturas de comando operacional, 1 viatura de incêndio e 1 de mergulho para reforço de efetivo.”
Investigação
Ainda de acordo com a Secretaria de Defesa Social, a Polícia Científica esteve com três equipes no local, entre integrantes do IML e do Instituto de Criminalística.
Além disso, um inquérito da Polícia Civil já foi instaurado, sendo requisitadas as imagens para colaborar nas investigações.
O órgão também informou que um drone da Defesa Civil do Estado fez um sobrevoo para captar imagens e compartilhar com as autoridades responsáveis pelo caso, além de uma avaliação prévia da estrutura realizada por engenheiros da SEPDEC.
Santuário
O Santuário recebe a tradicional Festa do Morro, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira afetiva do Recife e cuja data é 8 de dezembro.
Ainda ontem, noite de quinta-feira (29), fiéis lotaram o templo para celebrar a Santa Missa da Contagem Regressiva, que marca 100 dias para o começo da Festa da Imaculada Conceição do Morro.
Em nota, o Reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, Emerson Borges, destacou o apoio as vítimas e a importância da união dos moradores.
Por Folha de Pernambuco