Terceiro dia da Copa tem estreia de oito seleções e da Arena PE
do NE10
O terceiro dia da competição ainda é marcado pelo primeiro jogo na Arena Pernambuco, onde Japão e Costa do Marfim tentam garantir uma das vagas de classificação do Grupo C.
Considerada a melhor das seleções do continente africano, a Costa do Marfim tem uma meta para este Mundial: chegar às oitavas-de-final. Nenhuma outra seleção africana conseguiu passar da fase de grupos, inclusive a seleção marfinense que em suas duas participações, em 2006 e 2010, não garantiu uma das vagas da primeira etapa e voltou mais cedo pra casa.
A diferença é que este ano a equipe comandada pelo francês Sabril Lamouchi não caiu em um dos chamados grupos da morte. Com adversários não tão assustadores, estrelas como Yaya Touré, considerado o melhor jogador africano nas últimas temporadas, e Didier Drogba têm a chance não só de brilhar, mas se classificar e cumprir a meta imposta.
Quem também quer surpreender é a seleção japonesa. Para este Mundial, o técnico italiano Alberto Zaccheroni investiu numa proposta de futebol antes desconhecida pelos samurais. Acelerou o ritmo de jogo e já conta com boa adaptação dos jogadores. O que falta agora é não depender tanto dos ídolos azuis como os meio-campistas Kaisuke Honda, do Milan e Shinji Kagawa, do Manchester United.