Saúde

SES-PE recomenda reforço da vacina bivalente para pessoas com mais de 60 anos e imunocomprometidos acima de 12 anos com última dose da vacina há mais de 6 meses

Estado teve aumento de 800% no número de casos em novembro. Medida segue recomendação do Ministério da Saúde após alta no Ceará. No Recife, prefeitura diz que doses já estão disponíveis.

Foto: Internet

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informa que, nesta quarta-feira (06/12), enviou aos municípios a Nota Técnica que recomenda a segunda dose de vacina bivalente aos grupos prioritários, de acordo com orientações do Ministério da Saúde (MS). O Programa Estadual de Imunização de Pernambuco (PEI-PE) referenda a aplicação da segunda dose de bivalente em pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos, que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses, a partir desta quinta-feira (06/12).

“Devido ao aumento de casos de Covid-19, os municípios começaram a se organizar para intensificar a vacinação. Nesta quarta, fizemos um comunicado para que todos começassem a vacinar com a bivalente. As salas de vacinas estão abastecidas e o grupo prioritário deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de suas casas”, sinalizou a superintendente do Programa Nacional de Imunizações de Pernambuco (PNI-PE), Jeane Torres.

Ainda de acordo com a área técnica, esse grupo foi priorizado devido a identificação de maior incidência de casos de COVID-19, nas últimas quatro semanas epidemiológicas.

Nesse momento, a SES-PE reforça que as medidas não-farmacológicas, aliadas à vacinação, são importantes para evitar possíveis riscos da COVID-19 e suas sequelas. Recomenda-se a lavagem frequente das mãos, uso de máscaras se houver sintomas respiratórios e, se possível, que sejam evitadas aglomerações.

Por Assessoria

Da redação

NOSSOS CONTATOS