Grupo Moura

Senai inaugura escola técnica em Belo Jardim e solenidade conta com a presença de Mendonça Filho

A escola técnica recebeu o nome do empresário Edson Mororó Moura, em homenagem ao fundador da multinacional Baterias Moura, natural do município

Foto: Cortesia

O ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, participou na manhã dessa terça-feira (13), da inauguração da escola técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Pernambuco (Senai-PE), Edson Mororó Moura, em Belo Jardim. A solenidade foi transmitida virtualmente pelo canal do Senai Pernambuco, no Youtube.

“Estamos no solo da primeira unidade industrial de Belo Jardim, a Fábrica de Doces Mariola, onde o nosso avô Pedro Moura, trabalhou. Fico muito feliz em participar desse momento simbólico, muito importante para a nossa cidade, que fomenta, estimula e acolhe a educação como grande alavanca de transformação da sociedade”, disse Mendonça.

Para viabilizar a instalação definitiva da unidade que funcionava provisoriamente em Belo Jardim, a Baterias Moura cedeu um imóvel localizado no Centro, e firmou um convênio com duração de 20 anos com o Senai, ficando a cargo da instituição a estruturação da escola técnica. O espaço contará com três salas de aula, sete laboratórios, biblioteca, salas de reunião e atendimento.

“A Moura não existiria se não fosse o Senai. São 34 anos de parceria. Juntos, já formamos mais de mil eletricistas e mecânicos. Hoje nós temos em nossa empresa 150 profissionais diretamente ligados a terceirizadas que prestam serviços para a empresa, e praticamente todos são egressos do Senai”, afirmou Sérgio Moura, presidente do Conselho Administrativo da Acumuladores Moura.

A escola técnica recebeu o nome do empresário Edson Mororó Moura, em homenagem ao fundador da multinacional Baterias Moura, natural do município e parceira do Senai. A unidade irá ofertar capacitações voltadas para os aprendizes da indústria da região, cursos para a comunidade – gratuitos e pagos – de aprendizagem, técnico, qualificação e aperfeiçoamento.

“Convivi com Dr. Edson na Federação e conheci de perto o desempenho e o interesse que ele e dona Conceição Moura tinham pela fábrica. Hoje estamos coroando esse trabalho com a entrega da escola do Senai em Belo Jardim”, relembrou Ricardo Essinger, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).

A diretora regional do Senai-PE, Camila Barreto, endossou a importância do Senai para o setor industrial. “Estamos diante de uma experiência que comprova que o Senai pode fazer pela Industria Pernambucana. Qualificar pessoas é o nosso propósito. São mais de 30 anos trabalhando para formar a mão de obra responsável para fazer a linha de produção da Moura funcionar. Esse é um ponto alto, que desde os seus primeiros passos está de olho no futuro”, discursou.

O prefeito Gilvandro Estrela (DEM), reforçou o compromisso de incentivar a Educação e acolher novos investimentos no município. “Um momento ímpar em nossa cidade. Orgulho maior é do nosso povo, saber que de fato, através da nossa mãe, que é o Grupo Moura, ganhamos mais um presente. A gestão está pronta para acolher e valorizar aqueles que investem em nosso município”, disse.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (DEM); do presidente do Conselho Administrativo da Acumuladores Moura, Sérgio Moura; do diretor de Pessoas e Organização do Grupo Moura, Moacy Freitas; do superintendente do Centro de Serviços Compartilhados, Fábio de Pádua; do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger e da diretora regional do Senai-PE, Camila Barreto. Autoridades municipais, colaboradores, gestores e diretores do Grupo Moura e do Senai, também participaram do evento.

Foto: BJ1
Foto: BJ1
Foto: BJ1
Foto: Grupo Moura
Foto: Grupo Moura
Da redação

NOSSOS CONTATOS