Belo Jardim

Secretário de saúde, Uriel Campelo, faz panorama do coronavírus

Uriel afirmou que o prefeito e os secretários municipais que tiveram contato com Armando Monteiro estão de quarentena

Secretário atendeu, gentilmente, pedido da Rádio Bitury e concedeu entrevista – Foto: Assessoria

.
O Secretário de Saúde de Belo Jardim, Uriel Campelo, atendeu ao pedido da Rádio Bitury e realizou uma entrevista nesta segunda-feira (23) fazendo um panorama sobre os riscos e a realidade do Coronavírus na cidade. Os locutores do Programa Janela Livre, Josa Leite e Laetson Silva, indagaram sobre vários aspectos relativos aos cuidados e ações realizadas pela pasta da saúde e da Prefeitura Municipal para minimizar o efeito do Coronavírus em Belo Jardim.

Campelo informou inicialmente que o caso confirmado do Coronavírus na cidade de Belo Jardim continua sendo acompanhado pela Secretaria e que toda a família está em quarentena até o dia 26. Pegando gancho no assunto, ele foi indagado sobre a questão do isolamento social para todos os que tiveram contato com o ex-senador Armando Monteiro, diagnosticado com o COVID-19, já que o político esteve em Belo Jardim cumprindo agenda no último dia 13.

“Nós entramos em contato com a assessoria de Armando e foi confirmado. Segundo eles, Armando foi para Brasília e teve contato com um jornalista da CBN […] Nossa preocupação foi muito grande. Todos estão de quarentena: prefeito, secretários, mesmo todos sendo assintomáticos. Pedi para que ficassem de quarentena para poder controlar isso aí”, relatou o secretário.

Quanto às pessoas que não estão cumprindo o decreto municipal e estadual que determina o fechamento de comércios não prioritários e feiras livres, Uriel foi enfático ao pedir a colaboração de todos e da polícia. “Hoje, nossos agentes estão em viaturas militares, junto com os policiais, pedindo e informando a população. […] O problema é que as pessoas cobram da secretaria de saúde, mas não temos poder de polícia, sem falar que o efetivo é pouco”, disse o secretário alertando ainda que “a preocupação maior é que o que o pessoal está plantando hoje, vai colher depois”.

De acordo com o secretário, a situação é grave e precisa que as pessoas fiquem em isolamento social para tentar controlar o pico do Coronavírus, que deve acontecer por volta do dia 06 de abril. “Quando chegar o pico, não tem sala de uti em canto nenhum para atender a população”, falou.

Uriel confirmou que no Hospital Júlio Alves de Lira há uma mulher, moradora da Suíça, que veio visitar a mãe, em isolamento. “Os exames foram feitos e estamos aguardando o resultado. Ainda não está confirmado, é uma suspeita”, confidenciou.

Uriel Campelo aproveitou a oportunidade e agradeceu ao Grupo Moura por se empenhar em ajudar a combater e minimizar o contágio por Coronavírus na cidade. “A moura tem sido uma benção para o povo de Belo Jardim. Tudo o que procuramos ela está à disposição para ajudar, por exemplo, doou 100 kits de EPI’s para nossos profissionais de saúde”.

Sobre os funcionários no hospital, ele informou que deu férias para aqueles acima de 60 anos ou que apresentavam quadro de resfriado. “As pessoas estão brincando com isso. Não é causar o terror, é falar a verdade. As pessoas precisam ficar em casa, até nossos funcionários”, disse ele.

Uriel disse ainda que após as Feiras Livres aos sábados, os locais seriam desinfetados com cloro e que atenderia o decreto estadual sobre a questão dos mototaxistas, por causa do capacete para os passageiros. Ao final da entrevista, ficou sabendo do novo decreto atualizado pelo Governador Paulo Câmara que informa que: “O Governo do Estado irá editar um decreto nesta segunda com a proibição de reuniões e aglomerações de mais de 10 pessoas, além do transporte de passageiros via mototáxi”.

Finalizando a entrevista, Uriel Campelo agradeceu o espaço na Rádio Bitury e disse estar à disposição 24h para qualquer dúvida.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS