Belo Jardim

Secretário de Saúde sugere chá para tratamento de Covid-19

Uriel Campelo ainda deu a receita de como preparar a bebida

Chá de Limão com mel e alho é “remédio” para combater Covid-19 e viroses – Foto: Reprodução Facebook

Uriel Campelo, Secretário de Saúde de Belo Jardim, realizou live neste sábado (23) sobre ações e aspectos relacionados ao combate do Coronavírus em Belo Jardim. Mais uma vez, não foi informado à população sobre dados pertinentes de interesse público, como idade, sexo, se havia comorbidades dos novos casos, estado de saúde ou o tipo de tratamento.

Entretanto, pediu que as pessoas monitorem sua condição física e sintomas de doenças e fiquem em casa. “Eu preciso da ajuda de Belo Jardim, eu preciso da ajuda dos distritos, o monitoramento de vocês mesmos. Pessoas que quando estão sentindo sintomas, perda de paladar garganta inflamada, se monitorar também”, pediu o secretário.

Além disso, ele sugeriu que a população de Belo Jardim tome chá como forma de prevenção e tratamento do Coronavírus e outras viroses que surgem no inverno.

“Existem as medicações que se deve tomar. Eu mesmo tenho tomado muito […] o chá de limão com alho bem quentinho pela manhã e eu percebo que sai limpando tudo aqui na garganta que é onde o vírus gosta de se alojar, né? Eu tenho tomado muito isso aí”, confidenciou o secretário.

“E à noite também quando vou dormir eu faço um chá bem quente e tomo ele. Então, seria muito bom que todo mundo fizesse aí”, disse. Como não bastasse, Uriel ainda deu a receita do chá:

“Aquela cabeça de alho você coloca na água. No outro dia você ferve, coloca o limão, um pouquinho de mel e toma bem quentinho e você vai ver que vai melhorar muito alguns sintomas até de gripes, até de garganta arranhando, que pode achar que é Covid, mas não é não. As vezes são viroses”.

Sobre a receita de Uriel Campelo, o Ministério da Saúde alerta e pede para que ela não seja compartilhada. “Até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus (Covid-19).”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que “o alho é um alimento saudável que pode ter algumas propriedades antimicrobianas”. “No entanto, não há evidências no surto atual de que comer alho tenha protegido as pessoas do novo coronavírus”, reforça.

A mensagem falsa, inclusive, já fez com que uma pessoa fosse hospitalizada após o consumo excessivo de alho. Segundo o The South China Morning Post , uma mulher da província de Zhejiang ingeriu tanto alho (cerca de 1,5 kg durante duas semanas) que acabou inflamando a garganta, a ponto de não conseguir mais falar.

Tags: Covid-19Live
Da Redação

NOSSOS CONTATOS