Em Belo Jardim

Secretaria Especial da Mulher de Belo Jardim planeja ações para 2021

Carmen Peixoto, falou sobre as ações desenvolvidas e planos para pasta na gestão do prefeito Gilvandro Estrela

Foto: BJ1

Nesta quinta-feira (28), a secretária Especial da Mulher, Carmen Peixoto concedeu entrevista ao programa Janela Livre, na Rádio Bitury para falar sobre o planejamento de ações e trabalhos realizados pela pasta no início da gestão do prefeito Gilvandro Estrela (DEM). Nas últimas semanas, a Secretaria está concentrada em planejar ações estratégicas para o enfrentamento da violência doméstica e de gênero, e o empoderamento feminino.

“Muitas pessoas nos perguntaram qual o papel da Secretaria Especial da Mulher, por não ter conhecimento das ações desenvolvidas nas gestões passadas. Isso nos mostra que devemos dar mais visibilidade ao trabalho e estreitar laços com a população, em especial a feminina”, frisou.

Entre os principais temas abordados, a secretária destacou a implantação do Centro Especializado de Apoio à Mulher – Nena Marinho (Ceam). “Ao assumirmos a Secretaria, encontramos uma lei municipal que instituía o Centro, aprovada pela Câmara desde março de 2020, mas o Centro ainda não estava ativado. Tomamos a missão e hoje as mulheres belo-jardinenses contam com mais um serviço de acolhimento em situação de violência doméstica”, disse Carmen.

Atualmente a Secretaria conta com 13 profissionais, entre assistentes sociais, advogadas, psicólogas e educadoras. “Priorizamos o acolhimento. Em situações de violência, as vítimas já chegam ao atendimento muito fragilizadas, então, justamente por isso e para evitar qualquer constrangimento para as vítimas, todas as nossas profissionais são mulheres”, destacou a secretária sobre o corpo de funcionários da secretaria.

Horário estendido

Na gestão do ex-prefeito Hélio dos Terrenos (sem partido), a Secretaria Especial da Mulher (Sesmu) funcionava apenas no período da manhã. Na atual gestão, a Sesmu funciona em horário estendido, das 7h30 às 17h30. A medida beneficia as mulheres que trabalham em horário comercial.

“Vimos a necessidade de ampliar o nosso horário de atendimento. O cenário de pandemia aumentou o registro de casos de violência contra a mulher em todo o país. Desta forma, é muito importante que quando a mulher precise do atendimento, ele esteja disponível”, explicou Carmen.

Planos

Carmen Peixoto falou sobre a implantação e reativação projetos na Secretaria, dentre eles, destacamos o ‘Sesmu Itinerante’, que prevê a oferta dos serviços de acolhimento na zona rural; a reativação do projeto ‘Maria da Penha vai à Escola’, com um cronograma de ações e palestras educativas sobre violência contra à mulher envolvendo a comunidade escolar e a criação de uma Casa de Apoio, para acolhimento das mulheres vítimas de violência no município. Em março, a secretaria planeja ações durante todo o mês, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com foco no combate a violência.

“Não trabalharei sozinha. Conto com a colaboração da população, a confiança do prefeito Gilvandro Estrela, um Conselho da Mulher ativo e grandes parcerias para fortalecer o nosso trabalho”, finalizou Carmen, falando sobre a expectativa à frente da Sesmu.

Serviço

Secretaria Especial da Mulher
Endereço: Av. Coronel Geminiano Maciel, 598, Boa Vista. (próximo ao AutoJet Bar).
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
WhatsApp: (81) 99433-9337

Da redação

NOSSOS CONTATOS