Categorias: Saúde

Saúde convoca 2.560 profissionais por causa das doenças do Aedes

Do G1 PE

Governador Paulo Câmara cobrou mais recursos para o Sistema Único de Saúde (Foto: Thays Estarque/ G1-PE)

Diante da grande procura por hospitais públicos, em decorrência da epidemia de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a rede estadual de saúde vai convocar 2.560 profissionais para reforçar os atendimentos aos pacientes em 18 unidades. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (3 de março), durante evento no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, no Centro do Recife.

Esses profissionais, de diversas áreas, integrarão o atual quadro, que conta com 24 mil funcionários, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.
A convocação, a maior nos últimos 20 anos, pretende fortalecer e dar uma atenção maior aos casos de dengue, febre chikungunya e o vírus da zika.

Entre as 18 unidades beneficiadas estão hospitais,  Farmácia de Pernambuco, Serviço de Verificação de Óbito do Estado e Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), além do Hemocentro de Pernambuco (Hemope).
A expectativa é que os profissionais sejam chamados num prazo de 30 a 60 dias. A posse será imediata, de acordo com o anúncio feito pelo governador do Estado, Paulo Câmara (PSB).

A verba para a contratação do efetivo de reforço é fruto de um planejamento do governo iniciado em 2015. A iniciativa foi motivada pelo “agravamento da crise”, segundo o governador.
“O aumento da procura pelas entidades públicas e a crise econômica fizeram com que nossas instituições tivessem uma demanda muito maior que no passado”, observou Câmara.

O governador aproveitou o evento e fez duras críticas ao que chamou de “sub-financiamento do SUS [Sistema Único de Saúde]”. Ele acredita que o assunto precisa voltar à pauta. “A gente não pode mais esperar uma resposta que há muito tempo não estão nos dando”, reclama.

 

 

Concursos
Dos convocados, serão 207 médicos aprovados no último concurso público da categoria, em 2013. Os 487 enfermeiros, 428 profissionais de Nível Superior e 1426 de Nível Médio foram selecionados do concurso público em 2014.
A pasta ainda garante que haverá um novo concurso público para médicos, com previsão para ingresso no segundo semestre deste ano.

Setores como maternidades, Unidades de Terapia Intensiva e emergências terão uma atenção maior quanto a distribuição dos convocados. “A assistência materno-infantil, as UTIs e as emergências serão contempladas. De uma maneira geral, a convocação atinge as três áreas mais prejudicadas” explicou o secretário estadual de saúde, Iran Costa.

Esse é o terceiro reforço na equipe da rede estadual de saúde, desde o registro do aumento de casos de arboviroses, doenças transmitidas por insetos.

Em dezembro de 2015 e janeiro de 2016, o governo convocou seis técnicos de laboratórios para o Lacen-PE, além de 23 profissionais como biólogos e veterinários com experiência em Vigilância em Saúde e enfermeiros com experiência em Vigilância Epidemiológica.

admin

NOSSOS CONTATOS