Agreste

São João de Sanharó começa neste sábado; confira a programação

Festa, considerada um das mais animadas do estado, terá shows com grandes artistas e apresentações culturais

Divulgação/Assessoria

Uma das melhores festas do interior de Pernambuco, o São João de Sanharó, no Agreste do Estado, começa neste sábado (08) e segue por mais três finais de semana, nos dias 15, 22 e 29 de junho. Este ano, o evento celebra a cultura nordestina, com o tema “É festa de São João em Sanharó: Nordeste em verso e forró” e homenageia os aboiadores, cordelistas e poetas. A programação, que acontece sempre aos sábados, tem apresentações culturais durante o dia – como quadrilhas, bacamarteiros, aboiadores e coco de roda – e, à noite, shows com artistas locais, regionais e nacionais.

As atrações da noite de abertura são: Pedrinho Pegação, Maria Clara, Jô do Forró, e Edson Caruara. No dia 15 se apresentam Avine Vinny, Galera do Limão (ex-Limão com Mel), Thiaguinho e Franklin dos Teclados. Quem sobe ao palco no dia 22 são Eric Land, Edson e Aldair, e a banda Mel com Terra. As atrações do dia 23 ainda serão confirmadas. O São João de Sanharó encerra no dia 29, com shows de Wallas Arrais, Priscila Senna (Musa), e Lulinha Vaqueiro.

Avine Vinny se apresenta no São João de Sanharó no sábado (15). Divulgação

O São João de Sanharó acontece em dois polos de animação. No primeiro, na praça central da cidade, são realizados os principais shows. A estrutura do espaço conta camarotes e barracas de comidas e bebidas. No segundo polo, mais cultural, ao lado da antiga Estação Ferroviária, acontecem apresentações e concursos de quadrilhas tradicionais e estilizadas e encontros de grupos culturais, como bacamarteiros e de coco. Neste polo, a programação é realizada também durante o dia.

A estrutura conta ainda com uma Unidade Móvel de Artesanato, onde o público pode conferir o melhor do artesanato pernambucano, como peças decorativas, roupas infantis, brinquedos populares, e bijuterias. A Unidade Móvel de Artesanato faz parte do Programa de Artesanato de Pernambuco (Pape), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper).

Os homenageados do São João de Sanharó em 2019 são os aboiadores, cordelistas e poetas, figuras que fazem parte do cultura popular nordestina. O aboio é um canto nordestino que os vaqueiros usam para contar suas histórias e a dos seus companheiros, e que está presente no dia a dia dos homens que ganham a vida tangendo gado na Caatinga. Em Sanharó, conhecida também como terra de bons vaqueiros, aboio e os aboiadores fazem parte das tradições e das festas.

Como em muitas cidades do interior, o cordel, poemas em forma de rima e normalmente ilustrados, também ajudou a formar a cultura do povo de Sanharó. O folheto era sempre vendido nas feiras e as suas histórias inspiraram muitos sonhos e provocaram boas risadas, com o seu humor fantástico. Muitas vezes, os próprios cordelistas comercializam seus trabalhos pelas feiras das cidades.

Localizado a 196 km de Recife, Sanharó conta com mais de 25 mil habitantes e se destaca economicamente pela produção de queijo e leite. O turismo também é importante no município, famoso pela realização de vaquejadas. O nome Sanharó veio de uma espécie de abelha negra existente neste local, denominada sanharó, que em vocábulo indígena significa zangado ou excitado.

Confira a programação

Divulgação
Da Redação

NOSSOS CONTATOS