Sem categoria

Saiba as cidades da IV Geres que teriam recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19

Secretaria de Saúde responde ao BJ1 sobre a situação em Belo Jardim

Foto: Divulgação

Registros oficiais do Ministério da Saúde apontam que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina de Oxford/AstraZeneca foram aplicadas em diversos pontos do Brasil até o dia 19 de junho. Do total, 1.268 doses teriam sido aplicadas em 96 municípios de Pernambuco.

No Estado, a cidade que possivelmente aplicou o maior número de doses vencidas, 279, foi Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Já o segundo lugar do ranking pertence ao município foi Garanhuns, no Agreste do Estado, que teria aplicado 110 doses vencidas. Em terceiro lugar, aparece o município de Gameleira, na Mata Sul, com 90 possíveis aplicações. Veja todas as cidades e suas respectivas doses aplicadas no fim desta matéria.

A cidade de Belo Jardim, no Agreste, é um dos 32 municípios que integra a IV Gerência Regional de Saúde (Geres) e, de acordo com as informações divulgadas pelo Gerência de Saúde, não teria aplicado nenhuma dose da AstraZeneca fora do prazo de validade. “Trabalhamos com transparência e seguimos as orientações oficiais da IV Geres, que afirmou que Belo Jardim não aplicou nenhuma dose fora do prazo” informou a assessoria de comunicação, tranquilizando a população.

Confira a lista de cidades da IV Geres que teriam aplicado doses vencidas do imunizante no final da matéria.

Cidades negam – A Secretaria de Saúde do Recife negou que tenha aplicado doses vencidas. De acordo com a pasta, houve um erro durante o registro de duas doses no sistema do Ministério da Saúde. “As últimas doses do lote 4120Z005, cujo prazo de validade era 14 de abril, mencionado pela reportagem da Folha de São Paulo foram ministradas, na cidade, até o dia 25 de fevereiro. A Secretaria esclarece ainda que houve um erro durante o registro de duas doses no sistema do Ministério da Saúde”, diz trecho da nota divulgada pelo órgão. Outras cidades, como Ipojuca, Caruaru e Bezerros também negaram.

Veja a quantidade de doses vencidas que teriam sido aplicadas em 15 municípios da IV Geres, no Agreste:

  1. Caruaru – 36
  2. Santa Cruz do Capibaribe – 25
  3. Toritama – 10
  4. Cupira – 04
  5. Jurema – 04
  6. Frei Miguelinho – 02
  7. São Caetano – 02
  8. Bezerros – 01
  9. Brejo da Madre de Deus – 2
  10. Gravatá – 01
  11. Jataúba – 01
  12. Panelas – 02
  13. São Bento do Una – 01
  14. Taquaritinga do Norte – 01
  15. Vertentes – 01

Por JC Online / editado

Da redação

NOSSOS CONTATOS