Destaque

Reaplicação do Enem 2023 começa nesta terça-feira (12); veja quem pode fazer a prova

Neste ano, os candidatos que foram alocados a mais de 30 quilômetros de suas residências para fazer a prova, também puderam dar entrada na solicitação

 

Foto: Internet

A reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ocorrerá, nesta terça-feira (12) e quarta-feira (13), para mais de 93 mil candidatos inscritos m todo o país, segundo o Instituto Nacional  de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Do total de inscritos, 84.169 vêm do Enem PPL (pessoas privadas de liberdade) e 9.451 de pedidos de reaplicação. Essa opção foi destinada a pessoas afetadas por problemas logísticos ou de doenças infectocontagiosas previstas no edital do Enem 2023.

Neste ano, os candidatos que foram alocados a mais de 30 quilômetros de suas residências para fazer a prova, também puderam dar entrada na solicitação.

HORÁRIOS DA REAPLICAÇÃO

Nesta terça-feira (12), os portões serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h. As provas terão início às 13h30 e seguem até as 19h. Neste primeiro dia, os candidatos vão responder a 45 questões de inguagens,Códigos e Suas Tecnologias, e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação.

Na quarta-feira (13), os horários seguem os mesmo com exceção ao término da prova, que será às 18h30. Os candidatos vão responder a 45 questoes de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. O gabarito oficial deverá ser divulgado no dia 27 de dezembro.  

ENSINO SUPERIOR

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o exame se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

O resultado do Enem 2023 estará disponível na Página do Participante no dia 16 de janeiro de 2024, segundo o Inep.

Por JC Online

Da redação

NOSSOS CONTATOS