Belo Jardim

Quatro crianças de Belo Jardim estão entubadas em UTI com problemas respiratórios

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes têm idade entre 0 a cinco anos e precisaram ser intubados devido ao agravamento do quadro clínico.

Imagem ilustrativa | Foto: internet

Quatro crianças da cidade de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, estão internadas em hospitais públicos do Recife, na Região Metropolitana, e em Serra Talhada, no Sertão, com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes têm idade entre 0 a cinco anos e precisaram ser intubados devido ao agravamento do quadro clínico.

Outras seis crianças permanecem internadas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do município, aguardando do Governo de Pernambuco a disponibilidade de leitos com fontes de oxigênio para serem transferidas. De acordo com a Secretaria de Saúde de Belo Jardim as crianças estão sendo acompanhadas de modo exclusivo por uma pediatra.

Na quarta-feira (24), o número de crianças e bebês esperando por leitos de UTI em Pernambuco, chegava a quase 90, de acordo com documento enviado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Nesse mesmo dia, A SES também confirmou a morte de mais de 30 crianças e bebês com doenças respiratórias. Em meio a explosão de casos, hospitais que operam com sua capacidade total e déficit de profissionais, o Governo do Estado demonstra uma reação tardia para salvar a vida dos pacientes.

Nas duas últimas semanas, Belo Jardim registrou um aumento de internamentos e transferências devido a doenças respiratórias. Por dia, cerca de 230 atendimentos estão sendo realizados no setor de emergência do Hospital Júlio Alves de Lira (HJAL), entre crianças, adultos e idosos. O cenário provocou a suspensão das aulas na educação infantil no município até o próximo dia 07 de junho.

Confira as orientações da Secretaria de Saúde de Belo Jardim sobre cuidados com crianças de 0 a 5 anos no período:

• Se a criança apresentar sintomas como tosse, chiado no peito, dor de garganta, dor de cabeça, secreção e obstrução nasal, alterações do paladar e olfato, ela não deve ir à escola até melhorar;
• Manter distanciamento social e evitar aglomerações;
• Usar máscaras, álcool em gel e higienizar as mãos;
• Manter ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas;
• Ao tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos;
• Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos. Assim como abraços e apertos de mãos;
• Higienizar com frequência os brinquedos das crianças e não compartilhar objetos pessoais (talheres, toalhas, pratos, copos e garrafinhas);
• Com o São João se aproximando, é importante evitar acender fogueiras e fogos de artifícios. A fumaça é prejudicial, principalmente, para a saúde de crianças e idosos.

 

Da redação

NOSSOS CONTATOS