IFPE

Projeto do IFPE capacita em primeiros socorros funcionários de creches em Belo Jardim

A ação faz parte de um projeto de extensão e foi desenvolvido por alunas da unidade

Divulgação/ IFPE

Quatro alunas do curso técnico em enfermagem do Instituto Federal de Pernambuco em Belo Jardim, agreste de Pernambuco, desenvolveram o projeto de extensão “Primeiros Socorros Pediátricos”, que vem atuando em creches públicas do município. O objetivo é orientar professores e cuidados das instituições sobre atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência em pediatria.  

O projeto, que foi desenvolvido pelas alunas Larissa Santiago, Manielly Cordeiro, Franciele Lima e Yngrid Kalinne e coordenado pelo professor Mirtson Reis vem atuando desde fevereiro de 2019 e atende um público de mais de 80 profissionais da área da educação infantil.  

O coordenador do projeto fala da importância dos professores e cuidadores estarem preparados para agir em situações de risco a vida e a saúde das crianças, em sua maioria com idades entre zero e cinco anos. “Nestes primeiros meses de projeto já tratamos das prevenções e cuidados contra queimaduras, engasgos, ferimentos e hemorragias”, segundo o professor, que destaca ainda a importância da participação ativa dos profissionais de educação no projeto. “O ambiente de uma creche, com muitas crianças ainda frágeis, é sempre um ambiente com muitas possibilidades de acidentes”, completa Larrisa sobre a importância desse tipo de aprendizado. 

Todos os cursos são preparados e ministrados pelas estudantes. Nos próximos meses a equipe do projeto irá produzir um material educativo ilustrado como todo o conteúdo, que será distribuído por escolas públicas de Belo Jardim.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS