Preocupada com o futuro dos munícipes, a Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, iniciou o Projeto Arboriza Belo Jardim, que tem se dedicado ao reflorestamento da cidade. Em quatro anos, já foram plantadas e doadas mais de cinco mil mudas. A iniciativa contempla o reflorestamento de parques, praças e áreas degradadas, com o uso de espécies nativas, ornamentais e frutíferas, que contribuem para a restauração da biodiversidade e a melhoria da qualidade ambiental do município.
Foram mais de 5,1 mil mudas plantadas e doadas à população, incentivando o engajamento da comunidade no processo de recuperação ambiental e reforçando o papel de cada cidadão na construção de uma cidade mais verde e sustentável. As ações também integram o programa estadual “Plantar Juntos”, uma parceria com o Governo de Pernambuco que visa fomentar a arborização urbana e o combate à degradação ambiental em todo o estado.
Qualquer cidadão pode retirar uma ou mais mudas e ser um agente de transformação neste projeto. Para isso, basta se dirigir à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, localizada no Parque Janelas para o Rio (antigo Parque do Bambu), munido de RG, CPF, comprovante de residência e número de telefone. Ao retirar uma muda, o munícipe assina um termo de responsabilidade e se compromete a plantá-la. A secretaria funciona de segunda a sexta, das 8h às 13h30.
“Belo Jardim avança como exemplo de compromisso com o meio ambiente. Estamos unindo gestão pública e participação popular em prol de um futuro mais verde. Essas três mil mudas plantadas em menos de um ano já são um marco. Aproveito o momento para agradecer ao Governo do Estado por estar conosco nesta ação tão importante, por meio do programa ‘Plantar Juntos’. O futuro verde é responsabilidade de todos”, finalizou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Bruno Galvão.
Por Assessoria