Belo Jardim

Profissionais do direito se manifestam e repudiam acusações à classe em Belo Jardim

Os advogados rebateram as acusações de uma radialista ligada ao grupo do ex-prefeito cassado e condenado, João Mendonça Jatobá e a um vídeo de blogueiro ligado à gestão de Hélio dos Terrenos

Profissionais do Direito se solidarizam com o advogado Gilvandro Estrela

Nesta sexta-feira (10), um blogueiro da cidade de Belo Jardim, ligado à gestão de Hélio dos Terrenos (PTB) publicou e divulgou um vídeo nas redes sociais denegrindo e fazendo injúrias contra o vereador, advogado criminalista e pré-candidato a prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (DEM).

Na mesma semana, uma comunicadora da rádio ligada ao grupo do ex-prefeito cassado e condenado, João Mendonça Jatobá (sem partido), também proferiu palavras incitando o ódio, acusando o advogado. Entretanto, ambos agrediram não só Estrela, mas toda uma classe de profissionais do direito que repudiaram as palavras caluniosas e repletas de ódio.

Sendo assim, atingidos pela agressão à classe que não defende o bandido, mas, sim, o direito à defesa, advogados rebateram as acusações e emitiram nota de repúdio à campanha baixa e vil da oposição. Inclusive, uma pré-candidata da oposição (PSB), ligada ao grupo do ex-prefeito cassado e condenado, emitiu nota dizendo: “é errôneo atacar alguém politicamente, em virtude do exercício legal de sua profissão. […] Repudio toda e qualquer forma de politicagem mesquinha e caluniosa, independente do partido que faço parte”, escreveu.

Aracelly Pimentel, aproveitou a comemoração do Dia Mundial da Lei, e também partiu em defesa da classe e publicou sua nota dizendo: O Direito é um instrumento essencial na democracia […] há um grande erro em a sociedade associar o profissional com o seu cliente, principalmente e exclusivamente por cunho político. Esta é minha defesa pela Ética da Advocacia, suas prerrogativas e exigência de respeito”, relatou.

“A campanha ganhou força e estudantes de direito também se pronunciaram contra os comunicadores. Representando os estudantes do curso de Direito e futuros advogados de Belo Jardim, emitimos uma nota de repúdio as declarações recentes sobre o nobre Advogado DR. Gilvandro, grande criminalista da região que serve de exemplo na área que atua”, disse Simone Carvalho.

Já Edna Pimentel se solidarizou com a “forma injusta que vem sendo atacado (Gilvandro Estrela) constantemente por exercer sua profissão e tê-la como meio de sobrevivência. O Direito e seus membros merecem respeito”.

A empresária e estudante de direito, Help Freitas, falou que “os advogados e advogadas merecem respeito, pois é por meio deles e delas que nossos direitos são efetivados”. Assim como Luciene Gomes que garantiu que “quando se fala em justiça se fala em igualdades, em colocar fim os conflitos sociais e buscar pelos nossos direitos. Não aceito as agressões feita aos advogados (as) da nossa cidade, em especial ao amigo e correligionário Dr. Gilvandro”.

Endossando a campanha de defesa, o advogado Daniel Lopes se solidarizou com o colega de profissão e repudia “toda e qualquer toda e qualquer forma de ataque à advocacia belo-jardinense. O ataque gratuito à profissão do advogado é um ato gravíssimo e atenta contra a própria democracia”.

A advogada Fernanda Danda foi categórica e enfática. “Venho por meio desta apresentar minha nota de repúdio total ao ataque gratuito, sem princípios de pessoas que não tem base para falar de nenhum advogado, muito menos de um advogado sério, competente que sempre militou em busca de ajudar os mais necessitados. Não é a primeira vez que tentam denegrir a imagem Dr Gilvandro Estrela, no entanto, ao fazerem isso também estão atingindo a todos nós advogados criminalistas, como Dr. Gilvandro que não temos a causa e sim o cliente”.

Com tantas mensagens de apoio ao advogado criminalista e em repúdio às acusações à classe, os profissionais do direito cobram posicionamento da OAB no sentido de defesa ao advogado que cumpre seu papel em defesa da democracia.

Gilvandro estrela, convalescendo em sua residência contra a covid-19, se pronunciou agradecendo as mensagens espontâneas dos colegas e disse:

“Tentaram denegrir minha honra como advogado, quero dizer que tenho muito orgulho de ser advogado criminalista. Exerço minha profissão há 37 anos e nunca me utilizei dela para prejudicar quem quer que seja. Lamentavelmente, eles tentam me atingir mas quero dizer que estou com minha consciência tranquila, pois exerço a profissão com muita decência, dignidade e respeito ao próximo. Não respeitem a mim, respeitem a minha profissão. Agradeço aos colegas, estudantes que se manifestaram, me enviaram mensagens e publicamente se revoltaram com este ataque desleal ao direito”.

Gilvandro Estrela
Da Redação

NOSSOS CONTATOS