Política

Priscila Krause pede afastamento de secretário do governo Paulo Câmara após operação da PF

Chefe do Gabinete de Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco foi alvo da Operação

Foto: Roberto Soares

Do Blog do Jamildo Melo

Priscila Krause (DEM) cobrou do governador Paulo Câmara (PSB) o afastamento de Renato Xavier Thièbaut. O chefe do Gabinete de Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco foi alvo da Operação Playback, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (15). “O governador tem a obrigação de afastá-lo, exonerando também os demais envolvidos. Manter como está é concordar com os ilícitos. (…) Secretário muito influente na cúpula do governo recebia segundo a PF vantagens de grandes fornecedores do Estado – reformas e moradias”, cobrou Priscila Krause no seu Twitter.

A deputada estadual destacou que trata-se da segunda operação da Polícia Federal no Gabinete de Projetos Estratégicos do governo de Pernambuco. Renato Xavier Thièbaut foi um dos investigados pela operação Articulata, de dezembro de 2020, como revelou a Folha de São Paulo na ocasião. Deflagrada pela PF, ela cumpriu mandatos de busca e apreensão relacionados à supostos desvios de dinheiro em contratos firmados para o combate à pandemia da covid-19.

A atividade de Renato Thièbaut é a gestão e articulação de ações estratégias da administração estadual. Dessa forma, estão ao seu alcance obras como a construção do Hospital Governador Eduardo Campos (Serra Talhada), das UPAs de Carpina e de Escada e do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga.

Renato Thièbaut ingressou na gestão de Paulo Câmara em 2015, ainda no primeiro mandato. Antes, foi assessor de Eduardo Campos entre 2002 e 2004, quando o político era deputado federal.

Quando Eduardo se tornou foi ministro da Ciência e Tecnologia, entre 2004 e 2005, Renato foi chefe de gabinete. Já com o político eleito governador, Thièbaut foi chefe de gabinete entre 2007 e 2014.

Da redação

NOSSOS CONTATOS