Categorias: ConcursoDestaque

Prefeitura de BJ descumpre ordem judicial e não divulga quando concurso público será realizado

A realização do concurso é alvo de cobrança pelos moradores do município

(Foto: Arquivo/BJ1).

Enquanto as prefeituras dos municípios de Agrestina, Aliança, Caruaru, São Bento do Una, Brejão, Jurema e Triunfo, por exemplo, estão com inscrições abertas para concurso público para efetivação de servidores, a de Belo Jardim por outro lado, não divulga qualquer informação sobre o concurso público municipal que, por determinação judicial, tem de ser feito.

Em uma publicação nas redes sociais, a advogada belo-jardinense, Andréa Mendonça, cobrou um posicionamento da prefeitura. “Gente, eu vou insistir para ver se alguém responde: cadê o concurso da Prefeitura de Belo Jardim?”, escreveu.

Nos comentários, internautas criticam e também cobraram a realização do concurso. “Estou desde 2005 quando cheguei para morar em Belo Jardim esperando concurso público, pois falaram tanto os que votaram nesse [prefeito] que está no comando da cidade por conta de concurso e até agora nada de divulgar [sobre o andamento do mesmo]. É uma tremenda falta de respeito com os cidadãos”, comentou Marcela Mussa.

Já o advogado Daniel Lopes ironizou. “Talvez o prefeito não saiba o que significa a expressão concurso público”.

Em abril de 2017, durante o governo do prefeito cassado e condenado, João Mendonça Jatobá (PSB), a Justiça determinou que a prefeitura realizasse concurso público no período de 180 dias. Prazo esse que não foi cumprido. A liminar determinou ainda que a Prefeitura de Belo Jardim encerasse todos os contratos provisórios em até 240 dias.

Já na gestão interina do ex-prefeito e atual presidente da Câmara Municipal, Gilvandro Estrela (PV), foi assinada a portaria de N° 407, que nomeou a Comissão Organizadora do Concurso Público Municipal. Porém, com o novo governo de Hélio dos Terrenos (PTB), os andamentos para realização do concurso público não tiveram mais nenhum avanço.

Concurso da AEB

Em dezembro de 2016, Autarquia Educacional de Belo Jardim (AEB) firmou com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) se comprometendo em realizar um concurso público para contratação de professores e servidores.

O documento foi assinado pelo ex-diretor-presidente da Faculdade, Adriano Cândido da Silva, e, foi elaborado pelo promotor de Justiça, Daniel Ataíde. A previsão era para que o concurso fosse realizado até o dia 30 de janeiro de 2017.

O BJ1 entrou em contato com a assessoria de comunicação e imprensa da Prefeitura de Belo Jardim, mas não obteve nenhuma resposta em relação aos questionamentos sobre o andamentos dos concursos.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS