Destaque

Prefeitura de BJ altera posição de luzes e cria semáforo que não existe nos manuais de trânsito

Um dos 4 equipamentos do cruzamento da Padaria Nova Colegial, no Centro, agora tem luzes na horizontal e vertical

Reportagem / BJ1

Desde o fim da tarde dessa quinta-feira (21), quem passa pelo cruzamento da Padaria Nova Colegial, na Avenida Dep. José Mendonça, no Centro de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco, notou que um dos semáforos do trecho está disposto de forma bastante inusitada, com luzes na horizontal e vertical.

É possível notar que o equipamento principal de sinalização para quem vem da Rua Valdemar Lima (via da antiga Casa de Saúde Dr. Fernando de Abreu), sofreu modificações por parte da equipe da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Belo Jardim (Belotran).

O semáforo agora está com as luzes amarela (à esquerda) e verde (à direita) fixadas na horizontal, enquanto que a luz vermelha foi deixada ao centro, na parte superior (vertical), disposição esta que distorce a sequência padrão da sinalização semafórica, podendo chegar a confundir os motoristas até certo ponto. E o fato que chama a atenção é que a modificação só foi feita em um dos quatro semáforos do cruzamento; os outros permanecem no formato tradicional, com as luzes na vertical.

A formatação sugere ser indício de uma espécie de ‘arranjo’ para talvez corrigir algum problema de fixação nas peças do equipamento, já que é uma disposição, no mínimo inusitada, que não se observa em semáforo de nenhuma outra cidade e que nem tão pouco foi feita nos outros instalados em Belo Jardim, apenas em um dos quatro equipamentos do respectivo cruzamento.

Reprodução/DocPlayer

No Brasil, o padrão adotado para a instalação de semáforos é com as luzes todas na vertical (o mais comum) ou todas na horizontal (somente quando projetado sobre a via), mas não com duas luzes na horizontal e uma na vertical, como este semáforo em questão que foi alterado em Belo Jardim.

O BJ1 tentou tentando contato com a Belotran para obter uma explicação sobre a mudança na disposição das luzes do respectivo semáforo, mas até o momento de publicação desta matéria não obteve êxito.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS