Prefeitura de Belo Jardim realiza atividades lúdicas durante Semana Mundial do Brincar
Valorizando a importância do brincar na infância para a construção de vários aspectos sensoriais e emocionais, a Gestão Municipal realizou, entre os dias 27 e 29 deste mês, diversas atividades alusivas a Semana Mundial do Brincar, com oficinas e brincadeiras para alunos de todas as etapas e modalidades da Rede Municipal de Ensino de Belo Jardim. Além disso, houve também um momento de formação e oficinas para os profissionais da educação voltadas à temática “A Importância do Direito ao Brincar”.
No dia 28 aconteceu o primeiro Seminário da Semana do Brincar, com a organização e parceria entre a Secretaria de Educação de Belo Jardim e o Instituto Conceição Moura (ICM), para apresentação das práticas de utilização das brinquedotecas instaladas pelo ICM em quatro Centros de Educação Infantil do município. As brinquedotecas fazem parte do projeto “Direito do Brincar – Brinquedotecas Vivas”, que incentiva a oferta de espaços lúdicos para que as crianças possam usufruir de um local específico para os momentos do brincar.
A culminância da Semana do Brincar aconteceu, nessa quarta-feira (29), com oficinas de dança, artesanato com argila, musicalização e recreação para as crianças dos Centros de Educação Infantil de Belo Jardim, numa parceria entre a Gestão Municipal e o Instituto Conceição Moura.
“Nós vivenciamos, nesses dias, momentos voltados à sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Foi gratificante ver todos os nossos alunos participando e desenvolvendo habilidades, noções de trabalho em equipe, além do lazer que pôde ser experienciado nas atividades que realizamos juntos ao ICM”, destacou o coordenador de Educação Infantil, Willian Campos.
Semana Mundial do Brincar
A Semana Mundial do Brincar é uma campanha de conscientização sobre a importância do brincar na infância. Anualmente, ações de incentivo ao brincar são realizadas em torno da data de 28 de maio, consolidada em 1998 como o Dia Internacional do Brincar.
De acordo com os movimentos Unidos Pelo Brincar e Aliança Pela Infância, a proposta é que qualquer pessoa, coletivo ou organização, durante a Semana Mundial do Brincar, possa criar e colocar em prática atividades em prol do brincar que envolvam crianças, familiares e educadores.
Por Assessoria