Belo Jardim

Praça da Conceição é o mais novo cartão postal de Belo Jardim

Obra foi entregue pelo prefeito Gilvandro Estrela na sexta-feira (22)

Foto: Divulgação

Localizada no coração de Belo Jardim, no Agreste, a Praça da Conceição, também conhecida como Praça da Matriz, fazendo referência à Igreja, edificada no local desde 1884, foi entregue em clima de festa, na noite da sexta-feira (22), pelo prefeito Gilvandro Estrela (DEM), após três meses em obras de reforma, se consolidando como o mais novo cartão postal da cidade.

“Com transparência e responsabilidade com o dinheiro público, concluímos a reforma dentro do prazo estabelecido e hoje temos a alegria de entregar esse presente a população de Belo Jardim, um compromisso assumido por mim, ainda quando estive como presidente da Câmara de Vereadores”, comemorou o prefeito Gilvandro Estrela.

A cerimônia de entrega contou com a presença de figuras ilustres, como o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, do prefeito de Petrolina e pré-candidato a governador do Estado, Miguel Coelho (DEM), do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), do deputado estadual, Antônio Coelho (DEM), além dos secretários municipais, colaboradores, vereadores e autoridades políticas e eclesiásticas do município.

“Estamos celebrando essa conquista que é do povo. Eu fui criado desde a minha infância aqui nessa praça, frequentando a Igreja da Matriz com o meu saudoso pai Zé Mendonça e a minha mãe”, relembrou o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho. “A Praça da Conceição sempre foi a nossa sala de visitas e o nosso cartão postal. Estava desprezada, abandonada. Gilvandro disse que iria restaurá-la e cumpriu”, concluiu.

No total, R$ 181.018,39 foram investidos no equipamento público, advindos através de doação, da Câmara de Vereadores de Belo Jardim, para uso exclusivo desta finalidade. “A Câmara garantiu essa reforma e vai fazer muito mais por Belo Jardim. Uma satisfação, não só para mim, mas para todos os vereadores que compõem a casa legislativa”, afirmou Zé Lopes, vereador e presidente da Câmara Municipal.

Com a reforma, a praça ganhou um coreto para apresentação de bandas e concertos musicais, serviços de paisagismo, reforma do chafariz, novo piso e iluminação, bancos, rampas de acessibilidade, brinquedos projetados, tonando o espaço público, um atrativo para lazer e convivência, como idealizou, Emanuella Valença, arquiteta responsável pela execução e doação do projeto arquitetônico a Prefeitura de Belo Jardim. O entorno da praça também recebeu os serviços de pavimentação asfáltica para melhoria da trafegabilidade no local.

“Agradeço a dedicação e empenho de todos os trabalhadores, engenheiros e arquitetos na execução do projeto. O desafio agora é manter a praça como ela foi entregue à população”, advertiu Valdomiro Tenório, secretário de Infraestrutura e Urbanismo.

Em seu discurso, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, enalteceu o empenho do prefeito Gilvandro Estrela na recuperação do espaço público. “A praça, na verdade, faz parte da história de Belo Jardim. Gilvandro não só reformou a praça. Essa obra representa algo maior, que é o amor e o orgulho do povo de Belo Jardim com a sua cidade”, afirmou Miguel.

Na última quarta-feira (20), a imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição foi colocada ao centro do chafariz. A escultura de bronze da santa é a primeira imagem colocada na praça, trazida na década de 1970, pelo saudoso monsenhor Francisco Assis Neves, pároco da Igreja Matriz da Conceição entre os anos de 1955 a 2003, ano do seu falecimento. Durante a entrega da praça, nessa sexta-feira (22), o padre Pedro Monteiro, pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, abençoou a imagem da santa.

“A imagem de Nossa Senhora da Conceição voltou para o seu lugar de origem. Ela [a santa] está olhando para a casa dela e abençoando a todos os transeuntes que passam pela praça”, referendou o padre Pedro Monteiro.

Um pouco de história – Desde o início do século XX, a atual Praça da Conceição, que carrega o nome da padroeira da cidade, abriga o núcleo político, social e econômico do município. O registro é da historiadora Cibele Santos. “Com a modernização das estruturas sociais e a influência religiosa, o local, que antes, era conhecido como Rua do Quadro, passou a se chamar Praça da Conceição até os dias atuais, onde por ela trafegam centenas de belo-jardinenses diariamente. Local histórico, onde segundo relatos não oficiais, abrigou tropas de cangaceiros, recebeu comício de presidenciais como Jânio Quadros”, contou a reportagem do Portal BJ1 Notícias.

Da redação

NOSSOS CONTATOS