Categorias: Belo JardimDestaque

População de BJ faz abaixo-assinado contra retirada de árvores da Av. St. Antônio proposta pelo Governo Hélio

O abaixo-assinado já contava com mais de 600 assinaturas até o começo da manhã desta quarta-feira (31).

(Foto: Google Street View).

A população de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, se mobilizou na criação de um abaixo-assinado (clique aqui caso queira assinar o documento) contra um projeto da prefeitura, anunciado como sendo de requalificação da Avenida Santo Antônio, no bairro do mesmo nome, e que pretende remover as árvores e todo o canteiro central da via, uma das principais da cidade. O abaixo-assinado já contava com mais de 600 assinaturas até o começo da manhã desta quarta-feira (31), um dia depois da sua elaboração e do anúncio do projeto do Executivo municipal.

A inciativa popular tem como objetivo por em pauta de forma democrática a indignação da população, em especial dos moradores do Bairro Santo Antônio perante a remoção de todo o canteiro central e retirada da arborização na avenida.

Em uma publicação nas redes sociais, a arquiteta e urbanista, Chárida Ravelly, criticou a iniciativa da prefeitura. “Eu como arquiteta e urbanista não poderia ficar calada diante do que está acontecendo, ainda mais no bairro que nasci e cresci! Moro no bairro Santo Antônio, aqui em Belo Jardim, e hoje me deparei com uma postagem da prefeitura municipal, onde citam uma requalificação na avenida principal do bairro, onde vão ser implantados novos postes de iluminação e também a retirada do canteiro central onde se localizam diversas árvores. É triste ver que estão tornando as cidades prisioneiras dessa urbanização desenfreada que vem acontecendo”, publicou.

A estudante Érica Martins, também desaprovou a ideia da prefeitura. “Ideia mais sem noção essa de retirar o canteiro. Tinha que restaurar o verde que se perdeu [em Belo Jardim]. Isso sim!”, disse.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Belo Jardim informou que o projeto de requalificação da Avenida do Santo Antônio, no bairro de mesmo nome, inclui uma compensação ambiental com plantação de 100 mudas no Parque Ariano Suassuna, situado no Bairro Santo Antônio. A prefeitura esclareceu ainda que a medida de remoção do canteiro é necessária para melhorar o tráfego de veículos na via, extremamente complicado em horário de pico.

Além disso, a prefeitura informou também que irá doar mudas aos moradores que desejarem plantar árvores em suas calçadas.

Apesar dos esclarecimentos, a nota da prefeitura não informa prazo para a plantação das supostas novas árvores no Parque Ariano Suassuna, assim como não informou quando, nem onde e como fará a distribuição de mudas para os moradores do Bairro Santo Antônio que venham a querer plantar árvores em suas calçadas.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS