Polícia Federal alerta sobre golpe do FGTS
A Polícia Federal lançou nesta terça-feira (17/09) um alerta sobre um novo golpe que está sendo aplicado através do aplicativo de mensagens WhatsApp em todo o país e promete o pagamento retroativo e o saque dos valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Segundo as informações repassadas pela PF um link malicioso é enviado para as vítimas, ao clicar nele um site com um questionário de quatro perguntas com informações particulares, como o número do PIS-PSEP, data de nascimento, CPF e a senha do Cartão cidadão. Após responder esse questionário a vítima é incentivada a compartilhar o link com 10 pessoas da sua lista de contatos.
Ainda de acordo com a PF, mais de 100 mil brasileiros já foram vítimas desse tipo de golpe. Os dados roubados podem ser usados para aplicar outros golpes, como compras com o cartão de crédito, constituição de falsas empresas, abrir contas bancarias e até mesmo para fazer empréstimos e compras no nome da vítima.
Por conta disso, a polícia divulgou algumas dicas de segurança para evitar cair em golpes na internet, confira:
1. Desconfie sempre de mensagens que você receber no seu aparelho celular
2. Não acesse nem clique em links enviados em nome da Caixa porque nenhum órgão do governo federal se comunica com seus beneficiários através de links via WhatsApp. Se receber mensagens desse tipo, apague
3. Nunca forneça a senha ou número do seu Cartão do Cidadão
4. Não preencha nenhum cadastro para saque do FGTS fornecendo seus dados pessoais: CPF, identidade, endereço
5. Em caso de dúvida, procure os canais e a página oficial do banco, na internet, no endereço fgts.caixa.gov.br, direto em suas agências ou através do telefone 0800-724-2019
6. Na dúvida, você pode checar se um link é seguro na página: https://www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br/
7. Mantenha um bom antivírus instalado no celular