Categorias: Regional

Pesquisadores do Agreste desenvolveram, em 2004, equipamento que repele tubarões

do NE10

Desde 2004, existe um equipamento que pode resolver os ataques de tubarões em Pernambuco. A tecnologia foi desenvolvida pelo Núcleo de

Equipamento nem chegou a ser implementado

Tecnologia do Agreste (NTA), que funcionou por quase dez anos em Bezerros, no Agreste pernambucano, e foi fechado na última sexta-feira (26), por decisão do próprio fundador, o pesquisador Marcos Luna, que se diz decepcionado com a falta de reconhecimento ao trabalho do grupo.

“Ficou acertado que iríamos testar o equipamento, mas até hoje não tivemos esta oportunidade”, lamenta Marcos Luna. “Fiquei tão chateado com o descaso total do governo que decidi fechar o NTA. Só queríamos o equipamento no Recife junto com o Governo”, desabafa.

Durante um ano o aparelho foi testado. Um dos locais foi a praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, cidade vizinha ao Recife.

O pesquisador explica que a tecnologia do equipamento não é nova, mas foi adaptada para que tenha uma capacidade maior de extensão de trabalho.

São boias que emitem ondas eletromagnéticas, que atingem a chamada Ampola de Lorenzine do tubarão, responsável por captar os campos elétricos. O “ruído” das ondas incomodam o animal, que se afasta da orla…Leia Mais

admin

NOSSOS CONTATOS