Economia

Pesquisa aponta que belo-jardinenses preferem quitar débitos ao invés de presentear neste natal

Enquete do Portal BJ1 Notícias apontou que 91% dos seguidores que interagiram com a pesquisa, abriram mão de comprar presentes esse ano durante o período natalino

 

Foto: Ascom/PMBj

 

Há menos de duas semanas para o Natal, com orçamento apertado e a economia se recuperando lentamente, devido a pandemia da Covid-19, os belo-jardinenses não se empolgaram com a data e estão poupando mais ao invés de investirem em presentes ou ainda quitando os débitos para entrarem o ano de 2022 sem maior aperto. Isso foi o que apontou uma pesquisa online realizada pelo portal BJ1 Notícias na última semana.

Na enquete, 91% dos internautas revelaram que o 13° salário iria servir para pagar contas, ao invés de comprar presentes. “Não recebo 13° salário, então a renda fica ainda mais curta. Embora não tenha filhos, faço faculdade e irei poupar o dinheiro para pagar a matrícula e o IPVA da minha moto. No máximo, irei participar de alguma confraternização e comprar alguma lembrancinha, algo simbólico, para o amigo secreto do trabalho”, registrou a estudante de Pedagogia, Andreza Izabel.

Direcionando a pesquisa para o comércio, o nosso portal quis saber se nesse período, os comerciantes e empreendedores locais investiram em mercadorias, considerando que a data é a mais aguardada do ano para consumidores e comerciantes. O resultado da enquete registrou que 76% dos comerciantes e empreendedores locais não investiram em mercadorias.

“No último trimestre houve uma queda nas vendas. Esperávamos que a Black Friday fosse alavancar as vendas e isso não aconteceu. Isso acarretou em várias tomadas de decisão, como corte de gastos, e inclusive, de não investir em mercadoria para o final do ano. As pessoas estão vivendo um período de instabilidade econômica e não estão pensando em comprar. Estão preferindo investir em uma lembrancinha”, disse a empresária Rúbia Botelho, proprietária da Fascine Boutique Sensual.

Mesmo com os servidores municipais recebendo o salário em dia, o dinheiro circulando no município e melhorias exponenciais em vários segmentos, o aquecimento das vendas tem sido tímido e não mobilizaram nem as campanhas e sorteios natalinos. Tradicionalmente, as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) dos municípios realizam campanhas para fomentar a economia, aproveitando a sazonalidade da época. A reportagem do portal BJ1 Notícias, entrou em contato com o CDL de Belo Jardim, na manhã dessa terça-feira (14), para obter informações se l alguma campanha nesse sentido estaria sendo realizada na cidade. Uma atendente afirmou que este ano o CDL não promoveu campanhas nesse período. A falta de campanhas de marketing e publicidade influenciam diretamente, inclusive, no desejo do belo-jardinense adquirir os produtos no comércio local, tendo em vista que 52% dos participantes informaram que vão comprar em outros municípios.

A informação foi confirmada pelo presidente da CDL, Rogério Cordeiro, que afirmou ainda que “a pandemia da covid-19 causou sérios prejuízos na economia do município e que não há muito a ser feito com as atividades economicas sendo retomadas gradativamente”.

Da redação

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