Destaque

Pernambuco terá mais policiais militares nas ruas no Carnaval 2024

SDS prometeu aumento no número de plantões extras para trazer mais tranquilidade aos foliões

Tecnologia será usada no Galo da Madrugada, Sítio Histórico de Olinda e nos acessos ao Recife Antigo – SDS/DIVULGAÇÃO

Em meio ao aumento da violência em Pernambuco no ano de 2023, a Secretaria de Defesa Social (SDS) decidiu ampliar o número de plantões extras para os profissionais da segurança durante os dias oficiais de Carnaval. O uso da tecnologia de reconhecimento facial, criticado por especialistas, e câmeras nas fardas dos policiais militares também estão previstos pela primeira vez.

De acordo com a SDS, haverá 55.447 lançamentos de PMs nas ruas. Um aumento de 11,2% em relação ao ano anterior.

No total, o efetivo da PM é de pouco mais de 16 mil profissionais. Isso significa dizer que há policiais que vão trabalhar mais de um plantão no período da folia.

Com reforço das delegacias 24 horas, incluindo uma unidade móvel de atendimento à mulher instalada na Praça do Carmo, em Olinda, o número de lançamentos de policiais civis também será maior. Subirá de 6.025 para 6.655.

Em relação ao Corpo de Bombeiros Militar, haverá redução no número de lançamentos. Em 2023, foram 4.495. Desta vez, serão 3.859.

Os números foram divulgados durante coletiva de imprensa, realizada na sede da SDS, nesta terça-feira (30).

RECONHECIMENTO FACIAL

Como antecipado na semana passada pelo secretário da Defesa Social, Alessandro Carvalho, a tecnologia de reconhecimento facial será usada no Carnaval. Além dos acessos ao Bairro do Recife e ao Sítio Histórico de Olinda, os equipamentos também estarão espalhados no Galo da Madrugada.

Ao todo, 12 câmeras de reconhecimento facial foram adquiridas a partir de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.

“O sistema da reconhecimento facial foi alimentado com as fotografias de 15 mil pessoas que estão com mandados de prisão em aberto. Se uma dessas pessoas for identificada na hora, o policial fará a abordagem, pedindo documentação e respeitando todos os direitos. É importante dizer que a identificação não é uma certeza, é um indicativo. Tudo será verificado”, afirmou Carvalho.

A secretária-executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, pontuou que 77 suspeitos foram presos na Bahia no Carnaval do ano passado.

Reportagem da coluna Segurança, publicada nessa segunda-feira (29), mostrou que o uso dessa tecnologia resultou em prisões injustas em alguns locais do País, por isso especialistas na área de segurança e a Defensoria Pública de Pernambuco são contrários à medida.

CÂMERAS CORPORAIS

Policiais militares também vão usar câmeras corporais durante o Carnaval. Os 187 equipamentos que fazem parte do acervo do 17º Batalhão, em fase de projeto-piloto, serão usados no Galo da Madrugada, no Bairro do Recife e no Sítio Histórico de Olinda.

“São equipamentos importantes para os cidadãos, mas também para o policial, porque evita acusações injustas. Temos a experiência bem-sucedida da Operação Lei Seca, que já usa as bodycams”, disse Dominique.

As bodycams gravam imagens e sons. Depois são feitos os downloads dos arquivos para análise. Diferentemente do que vinha sendo divulgado, o secretário Alessandro Carvalho revelou que, em Pernambuco, a tecnologia é de segunda geração e não faz o envio em tempo real das imagens para uma central.

MONITORAMENTO

Sem câmeras de videomonitoramento nas ruas, por causa do fim do contrato, a SDS vai ter acesso às imagens dos equipamentos das prefeituras do Recife (32) e de Olinda (29).

Drones e 14 câmeras das Plataformas de Observação Elevada da SDS também serão usadas para captação de imagens e envio em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS).

Em paralelo, a Prefeitura do Recife afirmou que contará com 145 câmeras para fazer o videomonitoramento nos principais pontos de concentração de foliões, 57 a mais do que no ano passado.

São 123 equipamentos da Guarda Civil Municipal do Recife e 22 da CTTU. As câmeras ficarão distribuídas no Bairro do Recife (74), no percurso do Galo (37), nas saídas do Centro (21) e nos polos descentralizados (13).

DELEGACIA PELA INTERNET

Em caso de roubo, perda ou extravio de documentos, os cidadãos podem fazer o registro da ocorrência de domingo a domingo, 24 horas por dia, na Delegacia pela Internet: www.sds.pe.gov.br ou www.policiacivil.pe.gov.br.

Por JC Online

Da redação

NOSSOS CONTATOS