Categorias: Sem categoria

Pernambuco recebe Tocha Olímpica a partir desta quinta-feira

Da Rádio Liberdade

Depois de passar pelos municípios Jaguari, Juazeiro e Sobradinho, na Bahia, a tocha olímpica chega a Pernambuco nesta quinta-feira (26). O primeiro município do estado a receber a chama é Petrolina, no Sertão.
Nesta sexta (27), a tocha passará pelas cidades de Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó e Lagoa Grande.
Na segunda-feira (30), a Tocha chega a Caruaru, Agreste pernambucano, às 17h48 na Rua Dalton Santos, bairro São Francisco, na altura do ITEP, e seguirá até a Praça Coronel Porto e Marco Zero. Depois pela Rua dos Expedicionários e Avenidas Rio Branco e Agamenon Magalhães.
A partir da Francisca Lira, seguirá pela rua Aracati, Avenida Portugal, Rua Cônego Júlio Cabral até a Belmiro Pereira e a praça Giácomo Mastroianni para, finalmente, alcançar o Pátio de Eventos, que será a Praça das Celebrações, às 19h09.
A Tocha será levada por 31 condutores, 29 dos quais selecionados pelos três patrocinadores. Os dois indicados pela Prefeitura são a artesã Marliete Rodrigues e o compositor Onildo Almeida.
A DESTRA interditará as ruas e avenidas por onde irão passar o comboio do Comitê Olímpico e os condutores. O estacionamento será proibido nos trechos a serem percorridos. Todo o evento terá a segurança da Destra, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, com cerca de 200 pessoas, além do contingente da Força Nacional.
No Pátio de Eventos, haverá apresentações de quadrilhas, bandas de pífano, bandas marciais, bacamarteiros e shows de Gilvan Neves e Walmir Silva, homenageados do São João 2016.
Pernambuco recebeu diversos investimentos do Ministério do Esporte. Foram mais de 54 milhões e meio de reais para a construção de Centros de Iniciação ao Esporte em 15 municípios do estado e outros 9 milhões e meio de reais para a construção, modernização e requalificação de duas pistas de atletismo em Recife.
Além disso, 187 atletas pernambucanos, de modalidades olímpicas e paralímpicas, recebem recursos do Bolsa Atleta. Por ano, o benefício chega a dois milhões e meio de reais. Em relação ao Bolsa Pódio, são 504 mil reais para quatro atletas olímpicos e paralímpicos do estado.
As federações pernambucanas de Judô, de Tiro com Arco e de Taekwondo receberam recursos para a compra de equipamentos. O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães e o Centro de Esportes Santos Dumont também foram beneficiados com recursos do governo federal para melhorias e obras de infraestrutura.

 

admin

NOSSOS CONTATOS