Pernambuco

Pernambuco pede mais doses da vacina contra gripe ao Ministério da Saúde

Recife e outros municípios zeraram estoques e vacinas para campanha desse ano tem previsão de entrega entre fevereiro e março

 

Foto: Bruno Campos

O surto de gripe em Pernambuco está zerando os estoques da vacina contra influenza em alguns municípios do Estado. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) adianta que recebeu pedido de reabastecimento de vacinas da I Gerência Regional de Saúde (Geres) e procurou o Ministério da Saúde para pedir mais doses. A SES não informou o volume solicitado. Com a epidemia espalhada por vários estados do País, o MS poderá enfrentar dificuldade para atender a demanda. Isso porque o saldo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2021 já está sendo utilizado e as doses para a campanha 2022 ainda está em produção no Instituto Butantan, em São Paulo. A expectativa é que as doses sejam entregues entre fevereiro e março.

No ano passado, o Ministério disponibilizou 80 milhões de doses a estados e municípios pelo País. Desse total, 67,9 milhões de doses foram aplicadas e as 12,1 milhões restantes é o que está sendo utilizada atualmente pelas regiões. Para 2022, o Butantan está produzindo outras cerca de 80 milhões de doses. Pernambuco recebeu 3,8 milhões de vacinas e aplicou 2,8 milhões, ficando 1 milhão que estão em utilização.

Com o aumento dos casos de gripe, o governo de Pernambuco precisou voltar a aumentar a testagem de covid-19 e influência, aumentar o número de leitos nos hospitais, reforçar as equipes de saúde e trabalhar na distribuição das vacinas. À medida em que a demanda cresce, aumentam as filas nos centros de atendimento, a demora na entrega dos resultados dos exames e no serviço Atende em Casa, com filas virtuais tão longas que as pessoas não conseguem ser atendidas.

Espera e novidade boa

Os casos de gripe pelo País devem fazer o governo Federal antecipar a Campanha de Vacinação, que historicamente é iniciada em abril. Se as doses forem entregues em fevereiro, o País deverá se preparar para a imunização. A boa notícia é que a vacina contra a influenza é atualizada todos os anos. Com isso, o imunizante que será distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 é trivalente, composto não só pelo vírus H3N2 (subtipo Darwin), mas também pelo H1N1 e pela cepa B.

Por JC Online

 

Da redação

NOSSOS CONTATOS