Saúde

Pernambuco espera flexibilizar obrigatoriedade do uso de máscara no mês de dezembro

No próximo mês, Estado espera alcançar a meta de 80% da população acima dos 12 anos com esquema vacinal completo

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC

Com a estimativa de chegar a total de 80% da população com o esquema vacinal contra o coronavírus completo no mês de dezembro, o Estado de Pernambuco espera no próximo mês dar avanços significativos nas flexibilizações, inclusive no que diz respeito ao uso obrigatórios de máscaras ao ar live.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (4) pelo governo do Estado, o secretário de Saúde, André Longo, apresentou dados que apontam para um crescimento semanal na casa dos 3% a 4% no número de pessoas acima de 12 anos com o esquema vacinal completo no Estado. Mantendo-se esse crescimento, o Estado espera chegar em dezembro alcançando a meta estipulada em 80%.

“Devemos atingir no começo de dezembro a imunização completa, acima de 12 anos, em 80%. A partir desse número podemos projetar mais avanços em Pernambuco em relação à flexibilização das atividades. Vai ser avaliado pelo comitê. Já pudemos anunciar a retirada de máscaras em locais abertos em Fernando de Noronha, e esperamos poder dar passos a partir de dezembro nesse sentido aqui no continente”, avaliou Longo.

De acordo com o secretário, atualmente o Estado contabiliza pouco mais de 63% da população acima de 12 anos completamente vacinada. Na próxima segunda-feira, o comitê estadual de vacinação irá se reunir para discutir a possibilidade de redução do tempo de intervalo para aplicação da terceira dose (dose de reforço) da vacinação contra o coronavírus, o que adianta prazos para que a parcela da população mais vulnerável à covid-19 esteja mais segura.

Carnaval e São João

Mesmo chegando ao patamar de 80%, o governo do Estado ainda aponta que para a realização de grandes festas públicas, a exemplo de Réveillon, Carnaval e São João, nos números de hoje, não há condições para liberação dessas festividades.

Do JC Online

Da redação

NOSSOS CONTATOS