Economia

Organize a sua vida financeira para 2019

Planeje a sua vida financeira para entrar o Ano Novo com o pé direito, as contas pagas, e o bolso leve.

Reprodução

Do Blog Econômicas

Ano novo batendo à porta, férias se aproximando, tempo de desacelerar para começar 2019 com o pé direito. Muitas pessoas aproveitam a virada do ano para se organizar financeiramente, pagar as dívidas, e fazer um pé de meia. A primeira dica é poupar uma parte da grana do décimo terceiro para arcar com as despesas do início do ano. São muitas: IPTU, IPVA, Imposto de Renda, matrícula e material escolar.

Ainda há tempo de segurar a carteira para não se exceder nas compras do final do ano. Pense: o importante é confraternizar com os amigos e familiares. Brindar à vida, evitando os excessos. Procure pagar as contas com dinheiro porque é mais fácil controlar os gastos. Afinal, é normal exagerar nas comemorações e jogar tudo no cartão de crédito. Separe uma parte de dinheiro para os “extras” e mimos natalinos. Assim estará evitando o endividamento.

Aproveite os dias de folga entre o Natal e o Ano Novo para montar um orçamento para 2019. Não precisa ter uma planilha sofisticada. Escolha uma caderneta ou bloquinho de papel para anotar as entradas e as saídas de dinheiro. Ou uma planilha na internet. Na página das receitas devem ser registrados o salário líquido (descontado os impostos), as remunerações extras e as bonificações.

Do lado das despesas separe os itens por categorias. Devem ser anotados os gastos com transporte, moradia, educação, saúde, alimentação, lazer, energia elétrica, telefone e demais desembolsos. Caso não saiba o valor exato de cada despesa, anote um valor médio estimado com base em períodos passados. É importante lembrar que o total de gastos nunca deve ser superior à soma das receitas.

Faça um exercício simples: busque analisar as despesas e compará-las com as suas receitas. É possível que sejam identificados gastos supérfluos, que acabam desequilibrando o orçamento familiar. Caso verifique despesas desnecessárias, trace uma meta para eliminá-las no próximo ano. Saiba que sempre existe gordura para queimar, principalmente, nas mínimas demandas.

O controle do orçamento pode parecer burocrático e cansativo. Mas com o passar do tempo poderá se tornar um hábito e fazer parte do cotidiano. O monitoramento na ponta do lápis poderá mudar o comportamento financeiro. Afinal, quem não quer pagar as contas em dia, não se preocupar com a fatura do cartão de crédito, e ficar longe dos juros do cheque especial? Realmente, não tem preço!

Os mais prevenidos, que fizeram o dever de casa durante o ano, e estão com a vida financeira em dia, podem relaxar e desfrutar o período de férias. Sem esquecer, claro, de planejar o orçamento para ter um um ano novo sem sustos, e poder programar as próximas férias. Feliz 2019!

Tags: economia
Da Redação

NOSSOS CONTATOS