Educação

OEI lança prêmio que reconhece ações em Educação

As indicações podem ser apresentadas até 31 de julho; confira as categorias

Imagem: Divulgação

A Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e a Fundação SM lançaram uma nova edição do Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero. A premiação visa reconhecer o trabalho de instituições educacionais e organizações da sociedade civil que desenvolvem programas destinados a garantir o direito à educação de crianças e jovens, bem como a inclusão, a paz, a consciência da importância da educação em valores e direitos humanos, entre outras questões. Além disso, este ano se dará destaque a projetos que foquem o papel das escolas e organizações para garantir o direito à saúde na sala de aula e para superar os novos desafios educacionais causados pela crise da COVID-19.

O protagonismo do prêmio de Educação em Direitos Humanos começou com a OEI no Brasil em 2008. Em 2015 passou a ser um concurso internacional, com o envolvimento dos 23 países que fazem parte da Organização. Na última edição, em 2019 os vencedores da etapa nacional foi o projeto “Mãos que falam” desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil Municipal Aquarela de Chapecó/SC .

INSCRIÇÃO – As indicações podem ser apresentadas até 31 de julho, para concorrer a prêmios em duas categorias: a primeira para escolas (educação formal), e a segunda para organizações da sociedade civil (ONGs) e de educação não formal. Na primeira fase nacional, um júri selecionará duas experiências vencedoras, uma em cada categoria, para cada país participante, e anunciará no próximo mês de outubro. As iniciativas ganhadoras na primeira fase terão o direito de competir na fase internacional, que selecionará as quatro melhores iniciativas ibero-americanas, duas em cada categoria. O edital da convocatória pode ser consultado no site da OEI.


Na fase internacional, cada premiado desta edição receberá 5 mil dólares, para investir nas iniciativas vencedoras. A premiação será realizada em um ato especial durante o IV Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos, cuja data será anunciada nos próximos meses.

Por Assessoria

Da redação

NOSSOS CONTATOS