Categorias: CulturaDestaque

Obra de Lasar Segall é destaque em exposição no Sesc Ler Belo Jardim

A mostra é apresentada em duas fases e traz as influências do artista para a cultura brasileira. A entrada é gratuita.

(Foto: Divulgação).

A partir desta sexta-feira (16), será realizada no Sesc Ler Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, a exposição “A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha e do Corte”, na galeria de artes da unidade. O projeto traz representações da vida e das obras do artista. A mostra integra o projeto ArteSesc, que busca democratizar o acesso aos bens culturais e propaga obras de artistas que ajudaram a construir a cultura artística do Brasil. A entrada é gratuita, e podem participar pessoas de todas as idades. A exposição segue até 12 de maio, com visitação disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h.

Cada obra de arte carrega consigo o contexto cultural da época em que o artista que a compôs viveu.Lasar é famoso, principalmente, por suas pinturas, influenciadas pelos movimentos impressionista e expressionista. Porém, há outro lado mostrado nas obras do artista que é pouco conhecido: a xilogravura e a gravura em metal. Esta perspectiva é abordada pelo projeto e resgata as obras do pintor, de um modo que são mostradas suas influências na cultura brasileira.

A exposição é apresentada em duas fases. A primeira retrata o período quando Segall morava em Berlim, na Alemanha, onde se deu sua formação artística. Nesta fase, o visitante pode perceber um lado mais profundo, onde o artista apresenta influências do contexto pós-guerra. Já na segunda, há um olhar mais suave nos traços.É marcada pela chegada do pintor ao Brasile tudo o que ele observou durante sua vinda.

Lasar Segall – é um artista que desenvolveu interesse pelo desenhodesde a infância. Ele nasceu em 1889, em uma comunidade judaica na Lituânia. O pintor, escultor e gravurista ganhou destaque quando veio ao Brasil em 1912 e entrou em contato com o Modernismo. No país, mostrou seus trabalhos em exposições em São Paulo e Campinas. Teve destaque na arte moderna e foi considerado um representante das vanguardas europeias. Morreu em 1957, vítima de uma doença cardiovascular. Após dez anos, sua casa na Vila Mariana, em São Paulo, foi transformada no Museu Lasar Segall.

Serviço: A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha e do Corte

Data: 16 de março a 12 de maio

Local: Galeria de Artes do Sesc Ler Belo Jardim – Rua Pedro Leite Cavalcante, s/n, Cohab II

Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h

Entrada: gratuita

Informações: (81) 3726-1576

Da Redação

NOSSOS CONTATOS