Agreste

Moura, Compesa e governadora Raquel Lyra inauguram em Caruaru o primeiro Sistema de Armazenamento de Energia do Brasil instalado em uma Estação de Tratamento de Água

Equipamento da Moura evitará interrupções no fornecimento de água em caso de falta ou oscilação no fornecimento de energia elétrica

 

Foto: Grupo Moura

A Baterias Moura, Compesa e a governadora do estado de Pernambuco, Raquel Lyra, inauguraram oficialmente, nesta quarta-feira (19), o primeiro Sistema de Armazenamento de Energia em Baterias instalado em uma Estação de Tratamento de Água (ETA) do Brasil, localizado em Caruaru/PE. A iniciativa, pioneira no mercado, conta com um sistema de baterias de grande porte, conhecido como BESS. A instalação em Caruaru melhorará o serviço de abastecimento da região ao assumir a carga elétrica dos equipamentos críticos à operação da ETA em milissegundos, em caso de interrupção de energia elétrica. Assegurando, assim, que a operação de bombeamento da água para os consumidores não seja interrompida.

Muito comum em concessionárias de abastecimento de água, o chamado “Golpe de Ariete” – provocado pela variação de pressão da vazão de água em situações de falta de energia e que pode causar o rompimento da tubulação – poderá ser sanado com a instalação do Moura BESS. Mesmo quando não ocorre o rompimento, pequenas interrupções de energia podem causar a despressurização das redes de abastecimento de água e para que volte a pressurizar novamente a rede, são necessárias horas. Para evitar que haja desabastecimento em situações com grande aglomeração de pessoas na região, por exemplo, a Compesa viu no armazenamento de energia a solução.

Para contratação do serviço foi realizado um certame no qual a Moura saiu vencedora. O modelo inovador previu que todo o investimento e custeio da operação será feito pelo fornecedor, não onerando a concessionária e nem a tarifa ao consumidor. A remuneração virá de um serviço adicional prestado pelo equipamento, que é o de descarregar a energia armazenada nas baterias durante as três horas da ponta do sistema elétrico, que possui tarifas muito superiores àquelas fora do horário da ponta. Com isso, a Compesa conseguirá melhorar os seus serviços prestados ao povo de Pernambuco, evitando o desabastecimento de água e reduzindo custos com manutenções indesejáveis e não programadas.

“Além de uma maior confiabilidade na operação de abastecimento de água, a eliminação do consumo no horário da ponta é também uma contribuição da Compesa e da Moura ao sistema elétrico, pois ajuda a descongestionar as redes de transmissão e distribuição e reduz a necessidade de geração exatamente no período do dia de maior consumo” destaca Luiz Mello, Diretor Geral Comercial de Bess, RSM e Lítio.

Luiz ainda complementa sobre o impacto social e ambiental do projeto: “o maior beneficiado será o povo de Pernambuco, que depende do abastecimento de água em suas torneiras para suas atividades cotidianas diárias, e que não deverá sofrer mais com a falta dela devido interrupções de energia. Além disso, a solução encontrada é parceira do meio ambiente, já que não emite gases poluentes em sua operação e evita a fuga dos altos custos da ponta com a utilização de geradores que queimam combustíveis fósseis”.

A ideia é que a partir desse projeto inicial seja aberta a possibilidade de expandir para outras unidades do tipo no estado.

Sobre a Moura

Líder de mercado na América do Sul, a Moura nasceu em 1957, na cidade de Belo Jardim, em Pernambuco, concretizando o sonho dos visionários empreendedores Edson Mororó Moura e sua esposa, Conceição Moura. Voltada inicialmente para o ramo automotivo, a empresa ampliou a sua atuação para outros segmentos, produzindo, hoje, baterias e sistemas de acumulação de energia para as mais diversas aplicações, como motos, barcos, empilhadeiras, nobreaks, metrôs, trens, estações de telefonia, sistemas de armazenagem, entre outros. Contando com sete plantas industriais – seis no Brasil e uma na Argentina – tem cerca de 6.000 colaboradores. Hoje é o principal player de armazenamento de energia da América do Sul. Não apenas pela liderança no mercado, mas principalmente por comandar também as inovações e novas tecnologias no setor. A Moura é a única empresa que possui famílias completas de produtos para cada tipo de demanda imposta pelo mercado de energia renovável. A empresa também conta com um instituto de ação social que leva o nome da fundadora, Conceição Moura, além de parceria com o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura.

Por assessoria

Da redação

NOSSOS CONTATOS