Destaque

Meteoros? Luzes misteriosas nos céus de Belo Jardim chamam atenção da população

Bramon esclareceu que não se tratava de meteoros, mas sim da reentrada de lixo espacial

Imagem: reprodução/print

Na noite desta sexta-feira (22), os moradores de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, foram surpreendidos por um fenômeno luminoso nos céus. Diversos pontos da cidade, incluindo os bairros José Barbosa Maciel (Viana e Moura da Br), São Pedro, Centro, Cohab III, e Água Fria na zona rural, registraram luzes misteriosas que foram amplamente compartilhadas por internautas. (veja vídeo abaixo)

Ao contrário das chuvas de meteoros típicas, as luzes avistadas persistiram por mais tempo, gerando especulações sobre sua origem. A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) esclareceu que não se tratava de meteoros, mas sim da reentrada de lixo espacial, possivelmente proveniente do estágio de um foguete chinês lançado em janeiro de 2018.

O físico e professor de Astronomia, Ednardo Rodrigues, explicou que, ao contrário dos rastros finos e rápidos de uma chuva de meteoros, essas luzes mais duradouras, chamadas de bólidos, são características de lixo espacial. Sua lentidão permite que observadores chamem a atenção de outros para testemunhar o fenômeno.

O fenômeno ocorreu quase seis anos após o lançamento do foguete, pois estágios descartados podem permanecer em órbita por longos períodos antes de perderem energia e reentrarem na atmosfera. Apesar de atrativos visualmente, os riscos de acidentes são mínimos, já que partes sólidas dificilmente alcançam a superfície terrestre.

Da redação

NOSSOS CONTATOS