Belo Jardim

Mendonça pede a SDS retomada nas buscas por idosa desaparecida em Belo Jardim

Dona Lyinha Carias está desaparecida há uma semana. Buscas foram suspensas pelo Corpo de Bombeiros desde o domingo (10)

O ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, solicitou a Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS), a retomada nas buscas pela idosa Lyinha Carias, de 77 anos, desaparecida desde a última sexta-feira (8), no distrito de Serra do Vento, zona rural de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. A solicitação foi enviada através de ofício nessa quinta-feira (14).

“É fundamental, que num momento como este, que o Estado garanta efetivamente a rede de proteção à pessoa idosa, prevista no Estatuto do Idoso, que garantem o direito à vida, à saúde, à segurança”, registrou Mendonça no documento, destacando que o pedido expressa a angústia dos familiares e da população de Belo Jardim. O ex-ministro também alertou sobre o risco de vida que a idosa, que tem diabetes e baixa visão pode estar correndo e pediu esforço operacional do órgão.

De acordo com a família, as buscas foram realizadas no distrito com apoio do Corpo de Bombeiros Militares e Civis – com cães farejadores, Polícia Militar e moradores da localidade. No entanto, teriam sido suspensas no último domingo (10).

Há mais de dois anos, Amâncio Francisco – marido de dona Lyinha, despareceu em circunstâncias parecidas com o caso de dona Lyinha. O idoso tinha 76 anos na época em que desapareceu e até hoje a família nunca teve informações sobre o seu paradeiro.

Quem tiver informações sobre a localização da idosa pode entrar em contato com a família através do número (81) 9.8217-8629.

Da redação

NOSSOS CONTATOS