Belo Jardim

Mendonça e Gilvandro Estrela garantem vagões junto a CBTU para execução de projeto turístico e cultural de Belo Jardim

Vagões chegaram nesta quinta (29) e deverão ser reformados para instalação de um cinema museu que contará a história do desenvolvimento de Belo Jardim por meio da estação ferroviária

Foto: Ascom/PMBJ

Já estão em Belo Jardim os dois vagões doados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) à Prefeitura de Belo Jardim. A doação é fruto da articulação do ex-ministro e deputado federal eleito, Mendonça Filho e do prefeito Gilvandro Estrela junto ao presidente da CBTU, José Marques, que esteve em Belo Jardim e ficou impressionado com o potencial turístico da cidade. Os vagões serão instalados na Estação Ferroviária e serão equipamentos importantes para o projeto de preservação do patrimônio histórico e valorização turística da cidade, “Trilhos da História”.

Os dois veículos que chegaram foram doados sem custo para a prefeitura de Belo Jardim e ficarão parados funcionando como equipamento de cultura, valorizando ainda mais o potencial da Estação Ferroviária que foi recentemente restaurada. Os vagões passarão por reformas para se adequar ao projeto que contempla a Locomotiva do Conhecimento, um cinema museu onde as pessoas vão poder conhecer a história do desenvolvimento de Belo Jardim por meio da estação ferroviária.

“Desde que assumimos a Prefeitura de Belo Jardim, que temos estudado formas de resgatar o turismo e fomentar a cultura no município. Já conseguimos restaurar a Estação, requalificar a área e agora, com a chegada dos vagões a Estação Ferroviária do nosso município voltará a ter vida e a cultura vai renascer ali”, afirmou o prefeito Gilvandro Estrela.

O deputado federal eleito, Mendonça Filho comemorou a chegada dos equipamentos. “Com articulação e bons projetos nas mãos conseguimos equipamentos de forma gratuita para o município e que vai garantir uma atração turística, de lazer e preservação da história da cidade”, declarou Mendonça completando que está em contato com a CBTU para a garantia de outros dois vagões para a execução de uma parte ainda mais especial do projeto, que é a circulação de uma Maria Fumaça por pontos turísticos de Belo Jardim.

Foto: arquivo

A “Locomotiva do Conhecimento” que deve ser instalada nos dois vagões que chegaram será um espaço no qual as pessoas terão a oportunidade de conhecer a história de Belo Jardim e da linha ferroviária do Brasil e em Belo Jardim. Será um centro de exposição fotográfica, com um cinema.

Da redação

NOSSOS CONTATOS