Categorias: Nacional

Mais de um milhão de pessoas foram às ruas e Presidente convoca reunião

Manifestantes tentaram ocupar Itamaraty/ foto:VALTER CAMPANATO/ABR

Após os  protestos dessa quinta-feira, quando mais de um milhão de pessoas saiu às ruas em todo o País, a Presidente Dilma Rousseff convocou, na manhã de hoje, uma reunião com os ministros para discutir o assunto. Na pauta, estão o mapeamento da extensão das manifestações e medidas emergenciais que podem ser tomadas para arrefecer o movimento.

Mesmo depois da redução das tarifas de transporte público em 12 capitais – e em metade das cidades da Região Metropolitana de São Paulo -, novas manifestações levaram pessoas às ruas de 76 cidades do País. E a violência voltou a se destacar: pela primeira vez desde o início das manifestações, há 15 dias, uma morte foi registrada, quando um motorista avançou sobre um manifestante em Ribeirão Preto (SP). Pelo menos outras 77 pessoas ficaram feridas – 55 no Rio.

Durante os protestos de quinta-feira, 20, a cena que mais chamou a atenção, foi a tentativa de invasão do Palácio do Itamaraty durante a noite, em Brasília. A polícia tentou conter os invasores com gás, mas o prédio teve janelas quebradas e focos externos de incêndio. Além disso, a paisagem da Esplanada dos Ministérios foi tomada pelo gás lacrimogêneo e até a Catedral se tornou alvo de vândalos.

Após duas semanas de protestos, foi o ataque mais violento a um centro de poder. Antes, o Congresso Nacional, a Assembleia Legislativa do Rio, o Palácio dos Bandeirantes e o Edifício Matarazzo (sede da Prefeitura de São Paulo) haviam sido alvo de protestos. Nessa quinta, com novas bandeiras para o movimento sendo discutidas no Twitter e no Facebook e em meio às reivindicações sociais e políticas diversas que eram ouvidas, um novo grito destacou-se: “sem partidos”.

RECIFE

No Recife o protesto foi pacífico, mas após a dispersão, alguns vândalos quebraram vidros do prédio da Prefeitura do Recife e destruíram paradas de Ônibus e placas de sinalização.

admin

NOSSOS CONTATOS