Categorias: DenúnciaDestaque

Mãe denuncia hospital após morte de filha e Saúde de BJ não esclarece caso

De acordo com ela, houve negligência médica no atendimento a criança

Foto: Reprodução / Internet

A mãe da estudante Maria Eduarda, de 12 anos, que morreu no dia 14 deste mês, publicou através das redes sociais uma nota denunciando o Hospital Júlio Alves de Lira, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, por negligência médica no atendimento da criança.

De acordo com ela, por diversas vezes ela procurou o hospital com a filha, mas escutou dos médicos “que era apenas dores musculares, medicavam e mandavam para casa” relatou a mãe. Ainda segundo ela, o HJAL não dispõe de recursos hospitalares para atender os pacientes e até mesmo precisou transferir a filha em uma ambulância emprestada do município de Tacaimbó, também no Agreste.

Veja na íntegra a nota da mãe de Maria Eduarda

Nota de Indignação com a negligência do HJAL de Belo Jardim

Venho esclarecer a morte de minha filha Maria Eduarda (Duda), no último dia 14/04/2018, uma menina saudável, de 12 anos, estudiosa, cheia de amigos, carinhosa e muito querida por todos que conviveram com ela. Busquei socorro por quatro vezes durante a semana no Hospital Júlio Alves de Lira, onde foram realizados exames, dentre eles um Raio X, Hemograma e Eco cardiograma, onde deram alterados, mas as respostas dos médicos eram que estavam normais, e me tranquilizavam.
“Você como leigo, se um médico diz que está tudo certo, você acredita?!”
Diziam apenas serem dores musculares, medicavam e a mandavam para casa… no último dia 14 de abril a minha menina não voltou pra casa, por incompetência médica e por falta de recursos hospitalares. Como uma mãe chega com sua filha às 17:06, com dores, pressão arterial baixa e roxa, desfalecendo, e o hospital não ter equipamentos para atendimento? Por volta das 21:00 minha filha foi transferida para o Recife, ao Hospital Osvaldo Cruz, em uma ambulância do SAMU, pois o Hospital Júlio Alves de Lira não tinha ambulância equipada para a transferência, ao entrar em contato com a socorrista do SAMU, a mesma informou que também não haveria suporte para a transferência da minha menina, mas ligaria para o SAMU do município vizinho, Tacaimbó, e assim foi feito… Saímos para o Recife, chegando a Tacaimbó, trocamos de ambulância, que de fato era mais bem equipada. Chegando a São Caetano minha menina perdeu os sentidos e as duas médicas que nos acompanhavam resolveu parar no município de Caruaru, pois era a mais próxima… Minha menina, tão linda… fomos ao Hospital Mestre Vitalino, direto para a UTI. Minha menina teve atendimento rápido, mas infelizmente não resistiu,
Hoje foi minha Duda, minha menina, minha princesinha… e amanhã quantas Dudas irão????
Hoje meu relato é de dor e indignação!!!

O que disse a Secretaria de Saúde de BJ

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou, por meio da assessoria de imprensa e comunicação da Prefeitura de Belo Jardim, que “a causa da morte da paciente Maria Eduarda Ribeiro de Santana, atendida no Hospital Júlio Alves de Lira, entre os dias 11 e 14 de abril e transferida posteriormente para o Hospital Mestre Vitalino, está em investigação e aguarda histórico médico do Hospital Mestre Vitalino, para levantamento de informações conclusivas”.

Da Redação

NOSSOS CONTATOS